• Home
  • Entenda o impacto da carência e da saudade na saúde dos animais

Entenda o impacto da carência e da saudade na saúde dos animais

0 comments

Pixabay

O cão é um animal social e, não só a quantidade de tempo mas também a qualidade do período que passam com seus donos é fator importante quando falamos da saúde animal. A ausência dos tutores pode gerar carência e, alguns cuidados precisam ser tomados, além de se questionar sobre o bem estar dele com algumas perguntas básicas:

Onde seu cão costuma ficar? Diariamente, quanto tempo vocês ficam juntos? Ele fica dentro ou fora de casa? O local onde ele dorme é adequado? Quantas vezes você o leva para passear? E uma dúvida bastante frequente é se um cachorro que vive sozinho no quintal, e não tem permissão para entrar em casa, pode ficar carente?

Um cão carente pode passar a apresentar problemas de saúde e, por isso, é preciso estar sempre atento. Então, a resposta é que depende pois, não necessariamente estando fora da casa a carência o acometa. Ele pode se sentir sozinho mesmo estando dentro dela já que o impacto se deve à forma como ele é tratado pelos donos, se acontece socialização, carinho, passeios, brincadeiras, conversas e interações em geral.

Algumas raças, mais do que outras, são mais sociáveis e de companhia, como lhasa apso, shih tzu, poodle, e etc. Normalmente são raças de porte pequeno e que, quando carentes, são acometidos por doenças de pele, por exemplo. Por isso, é de extrema importância que seja um convívio responsável e carinhoso.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>