• Home
  • Nova lei obriga motorista a socorrer animal após atropelamento no Ceará

Nova lei obriga motorista a socorrer animal após atropelamento no Ceará

0 comments

Pixabaydog-pix

A lei estadual nº 17.307, que obriga o motorista que atropelar um animal a socorrê-lo, foi publicada na terça-feira (6) no Diário Oficial do Ceará e já está em vigor. Motociclistas e ciclistas que se envolverem em acidentes também devem resgatar o animal ferido.

O primeiro artigo da lei afirma que a prestação de socorro só poderá ocorrer quando não houver risco para os motoristas, que devem “solicitar auxílio à autoridade pública competente”.

A depender do local do acidente, o motorista poderá acionar o órgão de trânsito municipal, como a Agência de Trânsito e Cidadania em Fortaleza (AMC), a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) nas CEs e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas BRs.

A medida também reforça que o tutor do animal “tem a obrigação de promover os cuidados a fim de impedir que os animais adentrem ou permaneçam em vias públicas de trânsito”.

O descumprimento da legislação pode acarretar multa. O valor “vai de acordo com a lei maior, que é a lei de crimes ambientais – lei federal 9605/98”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>