• Home
  • Estiagem e temperatura alta favorecem expansão do fogo no Pantanal

Estiagem e temperatura alta favorecem expansão do fogo no Pantanal

0 comments

(Foto: Gustavo Basso/NurPhoto via Getty Images)

As atuais condições climáticas têm favorecido a expansão das queimadas no Pantanal. Na última terça-feira (29), os termômetros chegaram a 43ºC em Poconé (MT).

O fogo já destruiu 85% do maior refúgio de onças-pintadas do mundo e também atingiu um santuário de araras-azuis, além da Estação Ecológica Taiamã.

Na região de Porto Jofre, a falta de chuva tem mantido a umidade abaixo de 20%. Para o final de semana, a previsão é de temperaturas que beirem os 40ºC.

Com essas condições, a possibilidade de fogo subterrâneo preocupa. Tratam-se de chamas que consomem a matéria orgânica nas camadas inferiores do solo antes do incêndio subir para a superfície.

As queimadas estão condenando o bioma à devastação. São mais de 3 milhões de hectares destruídos – o que corresponde a 23% do Pantanal. Nem mesmo as sementes – que seriam uma esperança para a recomposição da vegetação – sobreviveram.

Secas, as sementes são altamente inflamáveis e, por isso, mais suscetíveis ao fogo, que as transforma em cinzas.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>