• Home
  • ONU critica uso excessivo de agrotóxicos no Brasil

ONU critica uso excessivo de agrotóxicos no Brasil

0 comments

Pixabay

Baskut Tuncak é relator de Resíduos Tóxicos da ONU desde 2014. Além disso, é também fundador da Common Rights, que desenvolve projetos de desenvolvimento sustentável e direitos humanos e possui cerca de 20 anos de experiência de pesquisa científica farmacêutica e biotecnológica.

Em setembro de 2020, Tuncak publicou um relatório em que critica diretamente o uso excessivo de agrotóxicos e aponta o Brasil como um dos três maiores consumidores do mundo. “A produção de alimentos e o crescimento econômico não são uma desculpa legítima para essas violações e abusos evitáveis”, ressalta Baskut.

Só neste ano, o governo autorizou o uso de mais de 284 produtos que serão utilizados como matéria-prima na produção de pesticidas. Segundo o relatório, até 2019, o consumo da substância nociva já tinha aumentado em 338%.

O relator indica que, para visualizar o cenário de forma mais acertada, seria necessário fiscalizar casos de intoxicação e  registros de mortes ocasionadas pelo uso de pesticidas, já que, até o momento, este índice é muito baixo, o que sugere uma intensa subnotificação. Sem dados claros e confiáveis, se torna complicado determinar o risco desses agroquímicos. O relatório indica, ainda, que tal exposição possivelmente resultou, nos últimos 13 anos, cerca de 30 a 50 mil mortes. No entanto, só foram contabilizados pouco mais de 10 mil casos.

Para o relator da ONU, essa é uma grave ameaça aos direitos humanos. “As vítimas alegam mortes, problemas de saúde, bem como tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, por terem sido expostas a pesticidas”, declara.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>