• Home
  • Pantanal registra o maior número de focos de queimada da história

Pantanal registra o maior número de focos de queimada da história

0 comments

Reuters

Mais de 16 mil focos de incêndio foram registrados no Pantanal nos primeiros nove meses de 2020, o maior número da história. Desde 1998, quando as medições foram iniciadas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o bioma não havia batido a marca de 16.119 focos, alcançada no dia 21 de setembro.

O número é 28,6% maior do que o registrado nos 12 meses de 2005, quando 12.536 focos de incêndio fizeram do ano o pior da série histórica. Em relação ao ano passado inteiro, quando 10.025 focos foram registrados, o aumento é de 60,8%.

Este mês é ainda o pior setembro desde 1998. Em 21 dias, o mês superou setembro de 2007, quando 5.498 focos foram identificados, resultando no pior período da série histórica, agora superado pelos 5.966 focos de incêndio identificados pelo Inpe neste mês.

Além da destruição ambiental, milhares de animais silvestres foram mortos pelo fogo, outros tantos sofreram ferimentos. Os sobreviventes agora lutam para conseguir comida e água e contam apenas com o esforço dos voluntários que espalham comedouros e bebedouros em meio ao habitat devastado.

As queimadas já destruíram quase 3 milhões de hectares do Pantanal. Embora sofra com com o fogo todos os anos, o bioma nunca havia enfrentado incêndios de tamanha proporção.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>