• Home
  • Colômbia anuncia fim de testes em animais para cosméticos

Colômbia anuncia fim de testes em animais para cosméticos

1 comments

Pixabay

A Colômbia anunciou a proibição nacional de testes em animais para cosméticos. A nova lei entra em vigor em 2024 e proíbe a exploração de animais em testes para a formulação de cosméticos e produtos de higiene e seus ingredientes. A proibição inclui ainda produtos importados e manufaturados. O projeto de lei foi apresentado em 2018 pelo deputado Juan Carlos Losada e torna a Colômbia a primeira nação da América do Sul a abolir a prática.

A organização Animal Defenders International (ADI) elogiou a iniciativa e espera que incentive outros países. “Esta nova lei humana e histórica poupará o sofrimento de incontáveis ​​animais em testes cosméticos desnecessários. Obrigado, Colômbia, por liderar o caminho na América Latina. Esperamos ver outras nações tomarem medidas semelhantes”, disse Jan Creamer, presidente da ADI.

O deputado Losada pontua que a decisão, além de ser um passo humanitário, também dará vantagens comerciais competitivas para o país. “O principal objetivo do projeto de lei é acabar com o sofrimento dos animais na indústria de cosméticos. [Mas também pode] permitir que empresas colombianas entrem no mercado europeu, região que há anos rejeita esses testes”, disse.

Mundo em transformação

Em todo o mundo, a percepção pública sobre testes em animais está mudando. Em setembro de 2018, o California Cruelty Free Cosmetics Act (SB1249) foi aprovado na Califórnia e proibiu a venda da maioria dos cosméticos testados em animais. A lei entrou em vigor em janeiro de 2020. Legislações que banem os testes em animais para a produção também entraram em vigor esse ano em Nevada e Illinois.

Consumidores conscientes estão impulsionando mudanças em todo mundo. Compradores estão optando cada vez mais por produtos livres de crueldade contra animais, éticos e sustentáveis. Uma pesquisa descobriu que quase metade das mulheres apoia a proibição de testes de cosméticos em animais . Além disso, a empresa britânica de beleza e cosméticos The Body Shop reuniu oito milhões de assinaturas para sua campanha para “acabar com os testes em animais para sempre”. A campanha é considerada a maior da história pela causa.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PARABENS QUE DEUS OS ABENCOE SEMPRE!! DIGA NAO AOS MAUS TRATOS ANIMAIS!! RESPEITO A VIDA SEMPRE!! AME AGRADECA RESPEITE!!!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>