• Home
  • Coronavírus intensifica abandono de animais

Coronavírus intensifica abandono de animais

0 comments

Pixabay

A crise sanitária e econômica trazida pelo coronavírus também está afetando muitas famílias com cachorros e gatos. Se no verão já é comum notar uma melhora no abandono de animais domésticos, desde o início da quarentena há muitos animais que foram entregues a diferentes associações e canis porque suas famílias não poderiam mantê-los.

Depois de perder seus empregos, muitos tiveram que voltar ao seu país de origem e se encontrando sem recursos foram levados a ter que se despedir de seus animais. Outro motivo desse abandono é que muitas famílias tiveram que mudar de imóvel e seu novo locatário não permite animais nos recintos.

Maxi Lange, coordenadora da Federação de Associações Animalistas de Baleares (BALDEA), assegura que a crise econômica trazida pela pandemia “está sendo um autêntico drama” para muitas famílias que não podem ficar a cargo de seus amigos de quatro paras. Ainda que já se haja notado um aumento de cães e gatos abandonados, a organização teme que essa situação aumente.

Sua intenção agora é pedir as instituições que ajudem a reverter essa situação e pedem expressamente que os Lares de Proteção Oficiais permitam ter animais, já que como Lange, não tem sentido que a administração fomente a adoção e depois não permitam animais nas habitações sociais.

A coordenadora também apela aos locadores que sejam mais flexíveis e permitam ter animais nas moradias que alugam. Para dar segurança, a Federação propõe criar um seguro, caso esses animais venham a criar inconveniências. Lange lembra que os cachorros e gatos que levam anos com seus tutores e são abandonados, podem não superar emocionalmente o abandono.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>