• Home
  • Presidente da CBPA participa de live sobre exploração de cães para venda

Presidente da CBPA participa de live sobre exploração de cães para venda

0 comments

A presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal (CBPA), Carolina Mourão, debateu o tema “Cães de Raça e a Falácia dos Pedigrees” em uma live realizada pela ativista em prol dos direitos animais Flávia Paiva, dona do blog Perita Vegana.

Assuntos relacionados à exploração de animais para reprodução e venda foram debatidos por Carolina na live realizada na última quinta-feira (23) nas redes sociais. O conteúdo do debate foi disponibilizado na íntegra no YouTube (confira o vídeo abaixo).

Uma das questões explicadas por Carolina se refere aos pedigrees. Segundo ela, existe um falso mercado de garantia, meramente arrecadador, que beneficia e enriquece pessoas que distribuem certificados de pedigree “para aumentar o preço desse animal que foi fruto de uma cria clandestina”.

A presidente da CBPA citou ainda a crueldade presente na criação clandestina de animais explorados para venda – o que, segundo ela, trata-se de um problema municipal, estadual e federal.

“E no fundo desse quintal, você tem todo tipo de crueldade. Você tem um ciclo de criação, abandono e matança, que se completa no chamado ciclo de abandono. Por mais que a gente, sociedade civil, tire animais da rua, por mais que a gente promova mutirões de castrações, não vamos conseguir se a gente não estrangular a criação clandestina de cães de raça no Brasil”, disse.

“Sem mencionar os maus-tratos que eles passam no processo de reprodução, que cada vez que a cadela fica mais ‘estragada’ de tanto parir sem parar, ela é mais confinada, para nunca mais ser tirada de lá, até morrer ou ser abandonada”, afirmou.

Os maus-tratos aos quais as matrizes – como são chamadas as fêmeas exploradas para reprodução – são submetidas as deixam irreconhecíveis, segundo Carolina.

Na live, foi incentivada a adoção de animais no lugar da compra. “Quem busca raça, busca um fetiche, um prazer, satisfazer uma vaidade pessoal. Um fetiche que custa caro. Buscar animal de raça, da moda, de presente, daquele jeito, daquela foto, é um fetiche”, criticou Carolina.

Confira a live na íntegra no vídeo abaixo:


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>