• Home
  • Quem disse Berenice? fecha parceria com Burguer King para testar batom vegano

Quem disse Berenice? fecha parceria com Burguer King para testar batom vegano

0 comments

Divulgação

A empresa de cosméticos Quem disse, Berenice?, conhecida por oferecer um grande catálogo de maquiagens livres ingredientes de origem animal, anunciou uma parceira com o Burguer King. Na compra de qualquer batom da linha “Super Tint”, produto descrito no site como “vegano”, clientes ganharão um cupom de 25% de desconto para a compra do combo WHOPPER. A promoção é válida até o dia 02 de agosto e pode ser utilizada apenas nos restaurantes, não podendo ser solicitada via delivery. Segundo a Quem disse, Berenice?, o objetivo da campanha é comprovar que os batons possuem longa duração e que a cobertura continua intacta mesmo após comer o sanduíche da rede de fast food.

A campanha é incoerente em diversos pontos. Em meio à pandemia de Covid-19, que já causou a morte de mais de 76 mil pessoas no Brasil e cerca de 600 mil em todo mundo, a promoção incentiva pessoas a irem pessoalmente até a lanchonete realizar a compra, apesar dos constantes alertas de autoridades e organizações internacionais que conscientizam a população a sair de casa apenas em situações essenciais e a evitar o contato com outras pessoas e locais de grande circulação o máximo possível, a fim de evitar a propagação do vírus e fazer ainda mais vítimas. No site da Quem disse, Benerice? a única menção indireta à pandemia é o anúncio de venda de frascos de álcool em gel.

Divulgação

A distorção e o esvaziamento do termo “vegano” também chamam a atenção. O veganismo é uma filosofia de vida que visa excluir tudo e qualquer coisa que cause sofrimento aos animais. É um posicionamento político e ético que vai muito além de uma lista de matérias-primas e ingredientes. Aliar um produto anunciado como “vegano” ao consumo de carne é irresponsável. A pecuária é responsável pela escravidão e sofrimento de bilhões de animais em todo o mundo. Pequenos instantes de satisfação contidos em uma mordida representam a dor e a morte de animais indefesos. Logo, essa associação é simplesmente impossível, impensável e fomenta a insensibilização.

É importante destacar ainda que o Burguer King, em um relatório elaborado pela Mighty Earth (ME) em 2017, é apontado como um dos principais responsáveis pelo desmatamento da Floresta Amazônica. A ME afirma ainda que “as empresas que fazem parte da cadeia de suprimentos do Burger King têm sido associadas à destruição contínua de florestas e pradarias – habitat de animais selvagens, como preguiças, onças-pintadas, tamanduás gigantes e outras espécies. A soja é um ingrediente básico importante para a produção mundial de carne. Cerca de 75% da produção mundial é utilizada na alimentação de animais, e seu cultivo está deixando uma cicatriz enorme na superfície terrestre”.

Divulgação

Nos últimos anos, o Burguer King tentou abarcar a demanda dos públicos veganos e vegetarianos oferecendo alternativas sem carne. Mas há questionamentos crescentes sobre a integridade da matéria da prima e a transparência do preparo dos produtos. Há também o posicionamento ético que impede o público vegano de consumir produtos fornecidos por locais que comercializam alimentos de origem animal e intrinsecamente colaboram com a destruição do meio ambiente e a exploração de animais.

Tentamos contato com a Quem disse, Berenice?, mas até o fechamento desta matéria não tivemos resposta.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>