• Home
  • Especialista explica os motivos da covid-19 não infectar animais domésticos

Especialista explica os motivos da covid-19 não infectar animais domésticos

0 comments

“O vírus pode sobreviver em superfícies duras ou plásticas, mas mesmo se uma pessoa infectada tossir no seu cão, é difícil pegar o vírus na pele ou pelo do animal”, diz diretor veterinário da Associação Médica Veterinária Americana, Dr. Gail Golab

Foto Cedric Clooth/Pixabay

Nas últimas semanas, associações médico-veterinárias de todo o mundo vem assinalando que os animais domésticos não são infectados pela covid-19 e muito menos podem transmití-la aos humanos. É importante insistir nessa informação  e disseminá-la o máximo possível dadas as ocorrências de abandono de cães e gatos por medo dos animais transmitirem a doença.

Em matéria do portal Onde Green Planet, especialistas em saúde animal como o Dr Jerry Klein, disseram que as pessoas não precisam se preocupar com excesso de carinho ou em levar seus cães para curtos passeios durante as regras de distanciamento social.

“Os cães podem pegar o coronavírus canino, mas é completamente diferente do covid-19 e os tutor provavelmente não perceberia que o seu cão o possui. Não há evidências de que as pessoas possam espalhar o covid-19 para animais domésticos e ainda não vimos nenhum caso de cão ou gato infectado pelo vírus”, disse o veterinário.

O diretor veterinário da Associação Médica Veterinária Americana, Dr. Gail Golab, explica: “O vírus pode sobreviver em superfícies duras ou plásticas, mas mesmo se uma pessoa infectada tossir no seu cão, é difícil pegar o vírus na pele ou pelo do animal”.

Difícil, mas não impossível. Como o pelo de animais é poroso, ele pode absorver patógenos como o vírus como qualquer outra superfície, por isso, os especialistas recomendam lavar as mãos antes e depois de tocar os cães e gatos e evitar contato excessivo com o animal no caso do tutor estar infectado.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>