• Home
  • Covid-19: cidade chinesa proíbe consumo de animais domésticos e silvestres

Covid-19: cidade chinesa proíbe consumo de animais domésticos e silvestres

0 comments

A cidade de Shenzhen, na China, proibiu a criação e o consumo de animais silvestres para tentar evitar um novo surto de coronavírus no futuro. O consumo de cachorros e gatos também foi proibido.

A Covid-19 surgiu em Wuhan, na China, no final de 2019, e logo descobriu-se a relação entre o surgimento do vírus e um mercado da cidade que comercializava animais selvagens, vivos e mortos, em condições insalubres – propícias para a aparição de doenças.

Getty Images/BBC NEWS BRASIL

No Sul da China, onde Shenzhen está localizada, o consumo de animais selvagens é popular. Em 2002, um surto de pneumonia atípica, a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), teve início em pessoas que consumiam, criavam ou vendiam animais silvestres em áreas próximas à cidade de Shenzhen.

Ao contrário da decisão do governo central da China, que proibiu temporariamente, em fevereiro, o comércio de animais selvagens, os regulamentos publicados em Shenzhen proíbem a prática de maneira definitiva.

Foram estipuladas multas a partir de 150 mil yuans (19.000 euros) para quem descumprir a medida. Dependendo da quantidade de animais comercializados, o valor aumenta.

Lamentavelmente, a criação de animais selvagens para fins medicinais – sem qualquer comprovação científica -, não foi proibida. Da mesma forma que ocorre com os animais criados para consumo, essa prática explora e condena inúmeros seres vivos ao sofrimento, além de colocar a saúde pública em risco.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>