• Home
  • Animais são abandonados com frequência em parque em Belo Horizonte (MG)

Animais são abandonados com frequência em parque em Belo Horizonte (MG)

0 comments

O abandono de animais no Parque Estadual Serra Verde (Pesv), em Belo Horizonte (MG), tem sido frequente. O último caso foi registrado na terça-feira (17), quando um cão idoso foi deixado no local pelos tutores, jogado à própria sorte. O caso foi divulgado pelo grupo técnico do parque no dia seguinte, em publicação feita nas redes sociais.

Cão foi abandonado no parque (Foto: Fanpage oficial do PESV)

“Um dia, deixaram uma caixa com nove gatinhos. Nós fazemos o que dá. Eu mesma tiro do meu próprio dinheiro para comprar ração para os animais. Depois tentamos achar alguém para pegar, mas como tem muitos casos, vai chegar um momento em que ninguém vai querer adotar mais”, disse ao portal Norte Livre a funcionária do parque Sônia S. de Almeida Furtado.

O número crescente de gatos no local também ameaça a biodiversidade do parque, colocando aves em risco. “As pessoas que têm gatos, principalmente, em casa não castram, não cuidam. Então a tendência dessa população é só aumentar”, lamentou.

Apenas em março, três casos de abandono foram registrados. “Várias vezes entramos no parque e encontramos cães amarrados sozinhos nas trilhas. As pessoas levam os animais e prendem eles para que não as sigam na volta”, contou Sônia.

A vigilância constante dos funcionários tem coibido alguns casos. No entanto, há pessoas que chegam ao local questionando se é possível deixar seus animais no parque.

“Quando alguém percebe uma pessoa acompanhada de animais ou em caixas, rapidamente vamos conversar para que não seja feito o abandono. As pessoas também chegam até nós e perguntam se podem deixar os animais lá. Nós explicamos que não dá, que não existem formas de cuidarmos, mas diversas vezes depois encontramos os cães ou gatos abandonados no entorno”, explicou.

Para impedir o crime, o parque afirmou que adotará medidas e acionará a Polícia Civil em caso de flagrante.

O animal idoso abandonado recentemente no local encontrou um novo lar após seu caso sensibilizar uma família, que decidiu adotá-lo.

Cães envenenados

Além dos casos de abandono, 59 cachorros foram envenenados no lar temporário “Entre Latidos e Miados”, onde aguardavam por adoção. O crime aconteceu em Contagem, no bairro Quintas do Jacubá, no último dia 15 de março. Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil e o caso será investigado.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>