• Home
  • Chefe de órgão ambiental é afastado do cargo após manter tartaruga em cativeiro

Chefe de órgão ambiental é afastado do cargo após manter tartaruga em cativeiro

0 comments

A tartaruga foi encontrada dentro de uma pequena porção de água, presa por uma corda atada a um buraco feito em seu casco


O chefe regional do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Mario Correia de Sena, foi afastado do cargo após ser flagrado, por uma fiscal do próprio órgão, mantendo uma tartaruga-da-amazônia aprisionada em cativeiro.

O animal estava nos jardins da sede do Imac em Feijó (AC), dentro de uma pequena porção de água, preso por uma corda atada a um buraco feito em seu casco.

Reprodução

O caso foi descoberto no dia 18 de fevereiro e, segundo o portal AC24Horas, a chefe do setor de fauna, Paula Joseanny da Silva, encontrou o animal ao passar pelos jardins do escritório do órgão.

O Imac abriu uma sindicância e, na última segunda-feira (02), afastou o funcionário, que se apresenta como jornalista, é filiado ao Solidariedade e já foi vereador.

O presidente do Imac, André Hassem, assumiu a responsabilidade pela nomeação através da assessoria do órgão.

Apesar do órgão receber animais silvestres doados e resgatados, Sena cometeu um delito ao impedir que a tartaruga fosse encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Ibama. No entanto, após discussão entre os dois, Sena cedeu e permitiu o encaminhamento do animal. O Ibama avalia, agora, se irá multar o ex-funcionário.

A atitude do ex-chefe do Imac fere o artigo 24 do decreto 6.514 e o artigo 25 da Lei de Crimes Ambientais. Ambos proíbem a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem licença.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>