• Home
  • Dupla inseparável: garça faz amizade com jardineiro no Congresso Nacional

Dupla inseparável: garça faz amizade com jardineiro no Congresso Nacional

0 comments

A garça e o jardineiro criaram um vínculo de amizade há quatro anos e, desde então, os dois são inseparáveis


Uma garça que vive no Congresso Nacional, em Brasília, tornou-se amiga de um jardineiro do local. Fiel companheira, ela segue Antenor Pereira dos Santos para todos os lados, reforçando os laços dessa amizade que já dura quatro anos.

“Eu amo isso aqui, adoro. Essa garça é minha paixão”, contou ao G1 o jardineiro, que trabalha no local há 16 anos e não só convive com a garça, como a alimenta.

Foto: TV Globo/Reprodução

A amizade começou em um dia que a garça teve dificuldade para alcançar os peixes e se alimentar no espelho d’água da Esplanada dos Ministérios.

“Eu via a garça com a maior dificuldade pra pescar, aí pensei: ‘vou tentar ajudar’. […] Comecei a jogar uma bolachinha e, quando os peixes vinham, ela conseguia pegar”, disse.

Desde então, Antenor passou a colaborar com a pesca do animal. Ele usa uma garrafa plástica cortada ao meio, com comida dentro, para atrair os peixes.

De acordo com a diretora de aves do Zoológico de Brasília, Ana Cristina Castro, a dificuldade da garça é uma limitação da espécie, já que esses animais só conseguem pescar em locais com profundidade na mesma altura de suas patas, que são longas.

Foto: TV Globo/Reprodução

“As garças não afundam”, disse Ana Cristina ao G1. Segundo ela, esses animais costumam viver nas beiras de lagos e rios e se alimentam de peixes que nadam no raso.

“Não é um comportamento típico da espécie, porque geralmente elas vivem em colônias, em grupos ou casais. Nesse caso, com certeza, ele [Antenor] a conquistou com alimento”, afirmou. “Ela viu um atrativo nele, daí deve ter começado essa amizade”, completou.

Companheira, a garça segue Antenor durante o expediente na jardinagem. “Ela caminha um pouco e, quando eu adianto [os passos], ela voa e me alcança”, contou.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>