• Home
  • Orcas avós representam papel importante no desenvolvimento dos netos

Orcas avós representam papel importante no desenvolvimento dos netos

0 comments

Pixabay

Um estudo publicado recentemente pela revista acadêmica britânica Nature indica que orcas fêmeas desempenham funções importantes tanto na vida dos seus próprios bebês como na de seus netos. A pesquisa foi realizada utilizando dados coletados nos últimos 43 anos.

Segundo os pesquisadores, orcas fêmeas alcançam grandes longevidades, ultrapassando inclusive a menopausa, para ajudar no cuidado dos netos e de outros filhotes do baleal, grupo de baleias. Elas são fundamentais para o crescimento e proteção dos indivíduos mais jovens.

Orcas podem viver até 80 anos e sua experiência como caçadora e seu instinto materno podem assegurar a sobrevivência das futuras gerações. Enquanto os machos, geralmente, abandonam o baleal após os períodos reprodutivos, a fêmea permanece para se assegurar que todos ficarão bem.

Pixabay

Ameaça

Caçadas por pescadores por sua carne, perseguidas nos oceanos para serem vendidas aos parques aquáticos, vítimas de envenenamento por produtos tóxicos que infestam os mares e com sua principal fonte de alimento se exaurindo rapidamente, as orcas estão mais próximas da extinção do que se imagina.

Um estudo conduzido pelo cientista Jean-Pierre Desforges e publicado na revista Science em outubro de 2018, mostra evidências que mais da metade das populações de orcas do mundo podem sofrer um completo colapso ou, no mínimo, um declínio severo nos próximos 30 a 50 anos.

Das 19 populações de orcas selvagens que ainda restam no planeta, o último estudo prevê que 10 delas terão uma queda acentuada e significativa em seus números e até mesmo podem chegar a zero nas próximas décadas. A boa notícia é que ainda resta algum tempo para a tomada de ações urgentes e sólidas.

Pixabay

Duas principais medidas é abolir o consumo de frutos do mar – alimento que as orcas dependem para sobreviver – e abandonar o uso de sacolas plásticas, que também tem impacto na redução da poluição oceânica, o que, por sua vez, beneficiará não só as orcas como tantas outras criaturas do mar.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>