• Home
  • Prefeitura de Campo Grande (MS) registra 73 denúncias de crimes contra animais em janeiro

Prefeitura de Campo Grande (MS) registra 73 denúncias de crimes contra animais em janeiro

0 comments

As denúncias feitas à administração municipal são verificadas por uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Campo Grande (MS), registrou 73 denúncias de crimes de abandono e maus-tratos contra animais nos primeiros 23 dias de janeiro de 2020.

Pixabay/moshehar

Dentre as situações denunciadas estão deixar o animal sem água e comida e em ambiente insalubre. Animais acorrentados, expostos ao calor e ao frio, feridos e doentes também foram vítimas dos casos informados ao CCZ. As informações são do portal Mídia Max.

As denúncias são recebidas diariamente. Após o registro, uma equipe é enviada ao local para verificar a situação. Sucessivas tentativas são realizadas, em dias distintos, quando os profissionais encontram a casa fechada e vazia.

Se os maus-tratos ou abandono forem confirmados, um Termo de Vistoria Zoossanitária é emitido, com orientações e providências a serem tomadas. Os tutores recebem um prazo para cumprir as determinações.

“Para que possamos reduzir essas comunicações é necessário a conscientização da população sobre as responsabilidades que tem ao adotar um animal, que ele requer uma série de cuidados mínimos, que visam o bem estar dele e saúde da família inteira”, informou a assessoria do Centro.

Configura maus-tratos abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar, manter preso permanentemente em correntes; manter em locais pequenos e anti-higiênico; não abrigar do sol, da chuva e do frio; deixar sem ventilação ou luz solar; não dar água e comida diariamente; negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido; obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força; capturar animais silvestres; explorar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse ou promover violência.

O artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, prevê o crime de maus-tratos e a Constituição autoriza a invasão de domicílio para resgatar animal em situação de risco.

Em Campo Grande, os crimes podem ser denunciados ao CCZ através dos telefones (67) 3313-5000 e 2020-1798 e à Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) pelo (67) 3325-2567 / 3382-9271.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>