• Home
  • Crueldade: governo chinês ordena que cidadãos abandonem e matem cães e gatos

Crueldade: governo chinês ordena que cidadãos abandonem e matem cães e gatos

26 comments

Ao invés de proteger todos os seres vivos vulneráveis à exposição do vírus, cidades na China estão emitindo ordens para que cães e gatos sejam mortos e abandonados por seus tutores por supostamente contribuírem para a disseminação do coronavírus. A medida cruel e absurda teve início na última ontem (31/01), após a conselheira técnica da Comissão Nacional de Saúde da China, Li Lanjuan, informar que o coronavírus, que tem contaminado centenas de pessoas em pelo menos 18 países, também pode ser transmitido a todos os mamíferos, inclusive cães e gatos.

Informações do MailOnline revelam que associações de moradores e empresas privadas estão coagindo residentes a “darem um jeito” em seus animais e até mesmo estão incentivando políticas de extermínios de cães e gatos em situação de rua. Relatos do tipo foram registrados em diversos locais do país como Pequim, Tianjin, Shandong, Heilongjiang, Hebei, Wuhan, Shanxi e Xangai.

Em Wuhan, considerado o epicentro da epidemia, tutores foram proibidos de passearem com seus cães nas ruas e informados que caso os animais tenham acesso a áreas comuns de circulação de pessoas, podem ser recolhidos e mortos. Pombos selvagens estão sendo assassinados para “evitar que o vírus se espalhe mais rapidamente”. Há relatos de centenas de animais sendo abandonados e esmagados até à morte, além outros métodos cruéis.

A política desumana por parte dos chineses aos interesses do consumo impõe aos animais vidas miseráveis com o intuito de apenas atenderem ao egoísmo dos seres humanos. Menosprezados, os animais são condenados a mortes terríveis e são os primeiros a serem punidos, abandonados e descartados em situações críticas. Apesar do crescimento da conscientização sobre os direitos dos seres vivos no país, este episódio deixa claro que os animais continuam extremamente vulneráveis na China.

Dr. Peter J. Li, porta-voz da Human Society (HSI) no país, afirma que a medida é uma forma de tirar foco dos verdadeiros problemas. “Esta não é a abordagem correta para as autoridades locais da China lidarem com a crise nacional que na verdade é atribuída ao tráfico e comércio de animais selvagens. Cães e gatos não contribuíram para o surto de SARS em 2002-2003. Eles também não têm nada a ver com a epidemia de Wuhan”, disse.

Li afirma ainda que essa é apenas mais uma prova da insensibilidade do governo chinês e da inaptidão para lidar com crises no país, condenado sempre os mais vulneráveis. “Essas ordens minam o esforço nacional para conter o surto e afastam o trabalho e recursos necessários do verdadeiro campo de baralha. Seus atos [do governo chinês] mostram que muitas autoridades locais da China não têm competência para administrar a sociedade chinesa”, conclui.

Enquanto comerciantes lucram vendendo máscaras faciais para cães e gatos mantidos sob quarentena, não há nenhuma tentativa de diálogo sobre os riscos do consumo de animais para a disseminação de grandes epidemias. Existe um desequilíbrio de forças que massacra os mais indefesos. Wuhan, marco zero do coronavírus, é mundialmente conhecida pela grande quantidade de restaurantes que servem carne de cachorro que cozinha os animais ainda vivos, conscientes e em situação de sofrimento extremo.

Há um silêncio incômodo sobre a responsabilidade humana na disseminação do vírus e a irresponsabilidade do governo de permitir que a exploração de animais para consumo se perpetue como prática econômica legítima. Para tentar conter as políticas de extermínio contra cães e gatos no país, a Organização Mundial da Saúde emitiu nota afirmando que não há nenhuma comprovação de que o vírus possa contaminar animais domésticos. É preciso cautela para fornecer dados que pesem sobre a vida de todos os organismos expostos ao vírus.

É de extrema crueldade e um desserviço que cães, gatos e outras espécies sejam condenados à morte enquanto o governo investe em campanhas de valorização à vida como a construção imediata de um hospital para atender as vítimas da epidemia. Todos seres vivos precisam ter a mesma oportunidade de viver e serem respeitados enquanto seres sencientes e capazes de sentir emoções complexas e superiores. Por que os animais devem pagar pelo erro humano quando são, também, vítimas?

O surto de coronavírus teve início em um mercado de animais na cidade Wuhan. Há suspeitas que a epidemia começou após o consumo de sopa de morcegos, mas também se especula que outros animais vendidos e aprisionados no local, como ratos, lobos e até mesmo coalas, também possam estar infectados. O vírus já atingiu toda a China. Já foram registrados cerca de 100 mil casos no país e mais de 100 no exterior. Mais de 213 pessoas já morreram, mas o número de animais assassinato é incontável.

Entenda o caso

O coronavírus, que tem contaminado centenas de pessoas em pelo menos 18 países, também pode ser transmitido a animais domésticos. O alerta foi feito pela epidemiologista Li Lanjuan, conselheira técnica da Comissão Nacional de Saúde da China, onde os casos da doença tiveram início.

A especialista afirmou, em entrevista à rede estatal chinesa CCTV, que é importante submeter animais expostos ao vírus a um período de quarentena. As informações são da revista Época.

“Esse vírus pode ser transmitido entre animais mamíferos. Precisamos tomar precauções em relação a todos os mamíferos”, disse Li Lanjuan, de acordo com o jornal South China Morning Post. “Se os animais forem expostos ao vírus ou tiverem contato com pacientes infectados, os casos precisam ser monitorados”, completou a profissional, que não mencionou se algum caso de animal infectado foi registrado.

Foto: Stringer / Getty Images

Conceituada epidemiologista na China, Li Lanjuan é professora na Universidade de Zhejiang. O alerta feito pela especialista, no entanto, não foi confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirmou anteriormente que não há evidências de que o vírus pode ser transmitido a animais domésticos.

A OMS alegou que não se sabe ainda se o coronavírus “tem algum impacto na saúde dos animais e nenhum evento específico foi relatado em nenhuma espécie”.

Foto: Reprodução

Nota da Redação: a ANDA é absolutamente contrária e repudia veementemente políticas que responsabilizem e decretem a morte de animais inocentes seja por motivos de saúde ou qualquer outros. Assim como nós, animais têm direito à vida, a cuidados e à preservação da sua integridade física. É preciso que a humanidade se conscientize sobre a importância de assumir as responsabilidade e consequências das próprias ações sem causar danos e fazer mal a outras espécies.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Eu moro no China e não são todos os chineses que não tem consciência ambiental.
      Muitos chineses não comem cachorro , ou qualquer outro tipo de animal.
      É preciso muito cuidado para o discurso não virar discurso de ódio, lembrando que xenofobia é crime também.

      Eu realmente fico triste pela situação dos nossos companheiros de outras espécies mas o Brasil ainda é muito ignorante em relação a China e ao que eles passaram historicamente com guerra e fome.

      Infelizmente nós seres humanos caminhamos muito muito lentamente em relação a evolução.

      Força Anda ! Força Humanidade ! Forca Natureza!

      1. Por causa do passado histórico dos chineses, todos os animais precisam ser brutalmente mortos – com requintes de crueldade – e ainda expõem com orgulho e sarcasmo na web tais práticas.
        Diante de tudo isso, toda a humanidade tem que ter compaixão com o passado destes impiedosos e recalcados chineses!
        E veja, não estou dizendo com isso, que considero os ocidentais inocentes com a matança de animais também!

        1. Luiza! Tu devias conhecer o que os teus AMADOS ocidentais (Inglaterra e Outros assemelhados) faziam na CHINA durante mais de 1 século. Leia sobre a GUERRA DO ÓPIO. Foi com aquele carinho e propósitos RELIGIOSOS (venda de ópio) que teus amados trataram o povo chines Cultura geral é preciso, minha cara semi alfabetizada. Eles faziam isto com o BENEPLACITO DA REALEZA INGLESA, o outros mais do CIVILIZADO MUNDO OCIDENTAL

      2. Não estou condenando a prática de consumir carne dos chineses, mas sim a forma como lidam com isso, como precisam torturar antes de consumir e achar graça nisso. Sinto muito por você se isso parece um discurso de ódio, mas é exatamente o que eu sinto quando leio e vejo coisas desse gênero, não me peça para ter compaixão só porque eles sofreram no passado, nada disso pode ser motivo para seguir com esses atos de crueldade. Talvez nem todos pratiquem, okay, isso é muito bom, mas aqueles que praticam deveriam ao menos serem punidos por lei. Mas adivinha ? Tais leis não existem por lá.

      1. O problema é sobrar pro resto do mundo, que tb nao é povoado por santos. Defendo que a China indenize todos os enormes prejuizos que causa e irá causar. Gripe aviária, gripe suína, coronavirus. O que mais virá de lá? Indenização já. Nunca que os chineses podem ser hegemônicos no mundo. Os americanos já fazem um estrago considerável. Mas seria literalmente o fim do mundo.

      1. O recado não foi para mim, mas vou meter o bico onde não é chamado… Eu como vaca, porco e galinha moro em chácara e criamos esses animais para comer..Mas você pode ter certeza que não como eles vivos e muito menos são mortos com requinte de crueldade. Entendo a questão da fome nesse lugar, e que tenham que comer certos tipos de animais. Mas no nosso país linda existem leis para caça, criação para animais de abatedouro e frigoríficos por mais que esporadicamente tenha casos de irregularidade. Aqui no Brasil é crime esse tipo de atitude. Como carne sim, mas não cozinho animal vivo e não defendo essa prática só porque eles passaram fome. Se lá a única saída é comer cachorro pelo menos usem de práticas corretas para isso. Nenhum ser vivo deve sofrer para servir de alimento para outro, ainda mais quando se trata de seres racionais como nós humanos. E vou falar mais, não sou cristã mas até na bíblia a carne foi abençoada por Deus quando Cain e Abel fizeram suas ofertas.. Comer carne amada não é pecado, pecado é isso que esses chinês fazem, sabe por quê? Porque lá não tem leis para os animais o problema já não é mais a questão da fome e sim a falta de leis e a falta da intervenção da OMS para tal situação.. Olha o problema que tudo isso causou, o mundo todo sabe que esses animais possuem doenças que prejudicam a saudade humana, comer ratos, morcegos, cachorros e ainda expôr na internet. Pode até ser que os chineses não tenham culpa porque isso já entrou para a cultura deles, mas o governo chinês por ser mais “inteligentes” tem toda a culpa. É necessário intervenções quanto a isso. E não defender porque é cultura.

  1. Já pensou se as outras raças resolvessem punir esses malditos chineses por ter sido de lá que veio essa maldita doença ???? O mundo faria com eles como eles fazem com as os animais indefesos,exterminaria sem piedade. Malditos chineses. Odeio essa raça !!!!

  2. Gente sem coração. Por mim podem ser exterminados por esse vírus. Comem TD que é coisa contraem as doenças e aí querem punir os animais que são indefesos e que são vítimas nisso tudo.

  3. Se isso de fato é verdade, significa que o governo da China não aprendeu nada com a maldição que eles mesmo plantaram.
    O coronavírus é pouco para todos os chineses sádicos, que além de matar os animais, precisam torturá-los.
    Deveriam morrer todos esses desgraçados que não respeitam os animais.

  4. Bom não adianta fazer nada gente a China vai ser disseminada isso q esta acontecendo é castigo de Deus chegou a hora deles pagarem toda maldade que fazem com os animais principalmente com cachorros … chineses acordem chegou a horas de vcs pagarem pelas monstruosidades que vocês fazem…

  5. Por favor, pode postar a fonte corretamente. gostaria de ler sobre essas afirmações no original. Sabe como é… atualmente há muitas fake news. Além do que é preciso tomar cuidado para não despertar sentimentos xenófobos como o comentário anterior.

  6. Nada de novo vindo de um governo autoritário comunista. Essa cultura de “comer tudo o que é vivo” veio deles, por deixarem quase 50 milhões morrerem de fome em apenas 5 anos (4 vezes a população atual de São Paulo).
    Para sobreviverem, os chineses comiam até mesmo ratos e praticavam canibalismo. Cães e gatos são vistos como alimentos até hoje, por reflexo disso.
    É uma pena que até hoje em dia o governo continua a incentivar esse tipo de prática, sem levar em conta o sofrimento animal e o aparecimento de doenças (que resulta em um ciclo de mais mortes de animais).
    Recomendo: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/grande-fome-de-mao-o-holodomor-chines.phtml

  7. Puxa! Eu acreditava que a abstinência de carne deixava as pessoas mais tolerantes e pacíficas, agora vejo que me enganei, quanto ranço e ódio no coração.

  8. Que tristeza que o ser humano me causa, repulsa, nojo. A China merece tudo o que está vivendo, os inocentes ( humanos ou animais) que sofrem por culpa de pessoas infelizes, verdadeiros ******** da sociedade que escravizam os mais fracos. Até qdo meu Deus!

  9. Gente vocês não conhece a guerra q tinha da China com o Japão???!!
    O Japão tinha tirado toda a comida deles para a resolução,comiam o q tinha para a sobrevivência ,e isso entrou na cultura.Sim é algo errado mas é a mesma coisa q todos desse universo faz,pois comemos carne bovina, suína,etc.Se vcs acham q foram eles q trouxeram e causaram o COVID-19 então estão totalmente enganados,não é todos os chineses q come carne desses coitados e foi o brasileiro q foi para o país com casos da doença e voltou para a porcaria do pais!!!

  10. Deus do céu nada justifica tanta maldade humana contra os animais.Não vou defender esse Governo cruel e desumano da China. Uma hora a conta chega. Deus proteja os amimais. Só sinto nojo desses Comunistas assassinos e não sei como alguém defende isso ainda. Só podem ser psicopatas tbm!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>