• Home
  • Cachorros abandonados conseguem compreender os humanos

Cachorros abandonados conseguem compreender os humanos

0 comments

Os pesquisadores testaram a reação de 120 cães a comandos de humanos desconhecidos


Um estudo liderado pela bióloga Anindita Bhadra, do Instituto de Educação e Pesquisa Científica de Calcutá, na Índia, revelou que os cachorros abandonados conseguem compreender os seres humanos.

Pixabay

Para chegar a esta conclusão, Bhadra testou a reação dos cães a comandos de humanos desconhecidos. O estudo foi publicado no periódico Frontiers in Psychology.

Ao se depararem com dois recipientes de comida, os cachorros escolheram, na maior parte das vezes, a vasilha para a qual o humano apontava. A pesquisa avaliou 120 cães. As informações são da BBC Brasil.

Cinquenta e nove cães se aproximaram de algum dos potes, outros ficaram parados ou caminharam em outra direção, o que indica ansiedade causada por traumas, segundo os pesquisadores.

Dos cães que se aproximaram de uma das vasilhas, 47 procuraram o recipiente indicado por um humano.

Um grupo controle, composto por 40 animais, também foi testado, para avaliar a influência de variáveis na escolha dos potes – o que não foi confirmado.

“Achamos bastante animador que os cães conseguissem seguir um gesto tão abstrato como apontar com a mão”, disse Bhadra. “Isso significa que eles observam os humanos com atenção, inclusive aqueles que veem pela primeira vez, e usam esta compreensão sobre os humanos para tomar uma decisão. Isto mostra a inteligência e a adaptabilidade destes animais”, completou.

“Cães em situação de rua são encontrados na maior parte dos países em desenvolvimento e vivem sem supervisão humana direta. Eles interagem com humanos regularmente e recebem estímulos positivos, como comida e carinho; e negativos, como agressões (…)”, diz o artigo sobre o estudo no Frontiers in Psychology.

Os resultados do estudo podem melhorar a relação com os animais por ampliar nossa compreensão sobre ela, segundo Bhadra.

“Precisamos entender que cachorros são animais inteligentes que podem coexistir conosco. Eles são muito capazes de entender nossa linguagem corporal, e precisamos lhes dar espaço. Um pouco de empatia e respeito por outras espécies pode reduzir muito do conflito”, disse.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>