• Home
  • Filhote de baleia é avistado ferido nos EUA e especialistas não sabem como ajudar

Filhote de baleia é avistado ferido nos EUA e especialistas não sabem como ajudar

baleia ferida no mar

0 comments

Segundo as apurações dos profissionais é provável que o animal tenha sido atingido pela hélice de um barco

baleia ferida no mar

Uma baleia recém-nascida vista na costa da Geórgia no dia 8 de janeiro, nos Estados Unidos, estava sofrendo cortes profundos em ambos os lados da cabeça, de acordo com o site Daily Mail. A notícia, abateu os pesquisadores que monitoram o local durante o inverno, à procura de nascimentos de espécies ameaçadas.

Segundo as apurações dos profissionais, é provável que o animal tenha sido atingido pela hélice de um barco, diz Barb Zoodsma, que supervisiona o programa de recuperação de baleias para o Serviço Nacional de Pesca Marinha.

Ainda de acordo com Barb, os humanos foram incapazes de fazer qualquer coisa para tentar tratar a baleia ferida. “Se este fosse um bebê humano, ele estaria na UTI agora”, lamenta Zoodsma.

Na última quinta-feira, as equipes procuraram a baleia ferida e sua mãe, na intenção de realocá-las, no entanto, elas não foram encontradas, disse Allison Garrett, porta-voz do Serviço Nacional de Pesca Marítima. Garret também complementou que as buscas podem ser adiadas, devido ao mau tempo.

Ainda segundo o site, todo inverno, as baleias fêmeas migram para o sul para as águas rasas e quentes do Atlântico, na Geórgia e na Flórida, para ter seus bebês.

Porém, a mortalidade das baleias assusta os pesquisadores com relação a perspectiva da espécie, uma vez que que mortes de baleias francas ultrapassaram os nascimentos nos últimos anos. No último inverno, sete filhotes de baleia franca foram registrados no inverno da Geórgia e da Flórida. Enquanto isso, pelo menos 10 baleias francas foram encontradas mortas em 2019.

O filhote machucado é o quarto visto desde dezembro e ainda segundo os pesquisadores, a foto mostra que um corte deixou uma ponta solta de pele na cabeça da baleia bebê que seria difícil de curar, além disso, o recém-nascido também sofreu um corte na boca, ferimento que pode prejudicar sua capacidade de alimentação.

Se encontrada, os profissionais avaliam a possibilidade da injeção de antibióticos, no entanto, elas são projetadas para os adultos. Os cientistas temem ainda estressar o bebê baleia e piorar sua condição. “É um recém-nascido ferido e como a mãe reagiria ao nos aproximarmos dele? A mãe pode ser muito defensiva e agressiva”, fecha Zoodsma.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>