• Home
  • Lei da Califórnia que proíbe a venda de produtos testados em animais entra em vigor

Lei da Califórnia que proíbe a venda de produtos testados em animais entra em vigor

0 comments

Foto: PETA
Foto: PETA

A Califórnia é um estado que vem se mostrando progressivamente favorável aos animais, e o começo deste ano traz consigo início de uma nova lei que proíbe quaisquer produtos cosméticos que utilizem testes em animais.

O estado está liderando essa mudança, juntando-se a alguns outros países que adotaram o mesmo tipo de restrições, e agora o Congresso dos EUA está seguindo essas mesmas etapas. Democratas e republicanos da Califórnia estão avançando com um projeto de lei que também pode limitar produtos testados em animais em todo o país, mas grupos de ativistas dos direitos animais estão defendendo uma brecha no projeto de lei do Congresso.

A Dra. Alka Chandna, que trabalha para a PETA, passou metade da vida lutando pelos direitos animais. Sua missão começou há quatro décadas, quando ela se juntou à equipe de jornal do campus estudantil.

“Isso aconteceu há quase 40 anos, e eu nunca esquecerei”, disse Chandna.
Foi nessa época que ela leu pela primeira vez um artigo sobre experimentação animal, que levou à sua decisão de escrever sobre crueldade e libertação animal.

“Fiquei chocada ao saber que não apenas os animais eram usados em tais testes, mas quão horríveis eram esses experimentos”, disse Chandna.

Quando jovem, ela começou a tentar expandir as proteções para animais, o que incluía sua prioridade na luta que era a proibição de testes cosméticos em animais.

“Coelhos cegos, animais mutilados, cientistas esfregando cosméticos na pele depilada e raspada de porquinhos-da-índia”, disse Chandna.

Enquanto obtinha seus mestrados e doutorados em matemática, ela juntou-se a movimentos e dedicou seu tempo à luta pelos direitos animais. Ela também começou a evitar marcas de maquiagem populares que ainda usavam testes em animais como Clinique, Estee Lauder e Maybelline. Chandna agora usa marcas amigas dos animais como Elf e Urban Decay.

Alguns anos depois, Chandna se mudou para a Califórnia para trabalhar e acabou seguindo sua verdadeira paixão pelos direitos animais ao ingressar na PETA. Em 2018, ela ficou emocionada ao ver o governador da Califórnia, Jerry Brown, aprovar uma lei que proibia a crueldade animal em produtos cosméticos.

Apenas um ano depois, neste 116º Congresso, democratas e republicanos da Califórnia co-patrocinaram um projeto semelhante, chamado Humane Cosmetics Act. No entanto, a Dr. Chandna diz que há uma brecha nele.

“Como os produtos que estão sendo testados nos laboratórios do governo chinês podem ser rotulados como ‘livres de crueldade’, isso pode confundir os consumidores e permitir que as empresas continuem se apresentando como livres de crueldade, quando na verdade não estão”, disse Chandna.

Na lei estadual da Califórnia, Chandna disse: “Não vemos uma brecha no que o governador Jerry Brown assinou e, portanto, estamos muito felizes com isso”.

Chandna disse que espera que os legisladores fechem a brecha nos testes chineses antes de aprovar a lei.

“É errado sujeitar os animais a sofrimento, dano e morte, apenas por causa de um novo batom, sombra ou rímel”, disse Chandna.

Ela disse que um dia, os EUA e todos os outros países, incluindo a China, tornarão ilegal o uso de animais para testes cosméticos e disse que a China já tem planos para isso. Além disso, Chandna diz que poderia abrir a porta para outros produtos que se afastam de testes em animais, como xampus e produtos de limpeza de cozinha.

A lei do governador Brown de restringir produtos testados em animais entra em vigor em 2020. Até agora, o projeto da Lei de Cosméticos Humanos tem apoio bipartidário e há uma versão dele tramitando no Senado americano.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>