• Home
  • Barreira de bolhas instalada em canais de água impede que o lixo plástico chegue ao mar

Barreira de bolhas instalada em canais de água impede que o lixo plástico chegue ao mar

0 comments

A tecnologia usa bolhas para direcionar o plástico (Foto: A Grande Barreira de Bolhas)
A tecnologia usa bolhas para direcionar o plástico | Foto: A Grande Barreira de Bolhas

A “Great Bubble Barrier” (Grande Barreira de Bolhas) é a primeira barreira de lixo do mundo feita inteiramente de bolhas. O equipamento possui um tubo longo e perfurado que corre na diagonal pelo fundo da hidrovia. O ar comprimido é bombeado através do tubo. Ele sobe e empurra o lixo para um dos lados, onde fica preso em uma pequena plataforma.

Um piloto em escala real de 200m implantado no rio IJssel em novembro de 2017 mostrou que a barreira pode desviar até 86% dos detritos flutuantes.

A Grande Barreira de Bolhas

A Great Bubble Barrier é uma jovem startup holandesa que foi fundada no início de 2017 por Anne Marieke Eveleens, Saskia Studer e Francis Zoet. Mais tarde, eles uniram forças com o arquiteto naval e engenheiro oceânico Philip Ehrhorn, que estava testando o mesmo conceito em Berlim.

Falando ao The Guardian sobre a invenção em 12 de novembro, Philip Ehrhorn disse: “Mais de dois terços dos plásticos no oceano saem de rios e canais – então se você precisa interceptá-lo, por que não fazê-lo nos rios?”.

“Você não pode colocar uma barreira física em um canal: ele deve ser aberto para a vida selvagem e a recreação. Se você pode dar um jeito de ‘guiar’ o plástico para o lado, não pode fazê-lo de maneira mais direcionada e de propósito, em um rio?”.

O piloto em Amsterdã está programado para durar três anos – operando 24 horas por dia. Todos os resíduos coletados pela Barreira de Bolhas serão analisados pelo grupo de ação de plásticos Schone Rivieren.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>