• Home
  • Dia do Livro: lista expõe livros fundamentais para debate sobre direitos animais

Dia do Livro: lista expõe livros fundamentais para debate sobre direitos animais

0 comments

Por meio da literatura é possível conscientizar as pessoas acerca dos direitos animais


Hoje, 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A data foi criada em 1810 como uma forma de homenagear a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, situada no Rio de Janeiro e considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.
Pixabay/Dyadya_Lyosha
A data é importante também da perspectiva dos direitos animais, já que há livros essenciais para fortalecer a luta em defesa de todos os seres vivos.
Através da literatura é possível conscientizar as pessoas, fazendo com que elas entendam a necessidade de respeitar toda forma de vida. E para contribuir com esse trabalho, divulgamos abaixo uma lista feita pela Revista Vegetariana que reúne livros importantes sobre direitos animais. Confira!
  • Libertação Animal, de Peter Singer

Considerado o livro que fundamentou o movimento animalista, ele critica, com bases filosóficas, o especismo e o descaso com os interesses dos animais não-humanos. O autor expõe a crueldade da indústria pecuária, que confina os animais com base em uma suposta superioridade humana.

  •  Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas, de Melanie Joy

O livro questiona o fato de as pessoas consumirem carne de certos animais, como porco, enquanto jamais comeriam outros, como cachorro. Joy explica como essa cultura está enraizada numa sociedade que, com base em crenças e tradições, atribui diferentes finalidades aos animais.

  • Introdução aos Direitos Animais, de Gary Francione

Provocativa, a obra discute a complexidade e as contradições que envolvem a relação moral dos humanos com os animais. Utilizando vias relacionadas ao Direito, o autor critica o fato de que os humanos reconhecem que os animais possuem direitos e interesses, mas, na prática, não os levam a sério.

  •  Ética & Animais – Um guia de argumentação filosófica, de Carlos Naconecy

O livro mostra os argumentos mais comuns que são utilizados para justificar o descaso em relação aos direitos animais. Em contrapartida, Naconecy explica de modo filosófico, porém acessível, quais argumentos usar em prol dos interesses dos animais não-humanos.

  • Jaulas Vazias, de Tom Regan

Expondo a realidade da exploração animal, a obra critica a maneira como os animais são transformados em produtos e instrumentos, e tratamento este que tem como base o especismo, ou seja, a discriminação de espécie. Professor de filosofia norte-americano, Regan defende que os animais possuem direitos morais, além de necessidades e interesses próprios.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>