• Home
  • Dia Mundial da Alimentação: livre de crueldade, veganismo também beneficia a saúde humana

Dia Mundial da Alimentação: livre de crueldade, veganismo também beneficia a saúde humana

0 comments

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quarta-feira, 16 de outubro, foi criado para conscientizar a sociedade acerca de questões relativas à nutrição e à alimentação. Dentro dessa perspectiva, é necessário também incentivar a adesão ao veganismo, que inclui uma dieta vegetariana estrita – isso é, livre de ingredientes de origem animal.

Pixabay

Além de ser uma opção ética, que não contribui para a exploração e o sofrimento animal, o veganismo também garante uma alimentação nutritiva e saudável, que livra os veganos de doenças e garante a eles qualidade de vida.

As vantagens do veganismo são tantas que ele já foi reconhecido como saudável pelo Ministério da Saúde. O reconhecimento foi feito em 2014 através do Guia Alimentar para a População Brasileira. No documento, o governo admite também que produtos de origem animal podem prejudicar a saúde humana, além de devastarem o meio ambiente.

Os produtos de origem animal causam diversas doenças, dentre elas problemas cardíacos e câncer, também são responsáveis por prejudicar o meio ambiente. Áreas extensas são desmatadas para criar pasto para criar bois ou plantar grãos para alimentá-los, o solo e a água são contaminados pelos dejetos dos animais, que também emitem gases de efeito estufa. Além disso, o desperdício de água para fabricação de produtos de origem animal é imenso. Por exemplo, apenas um quilo de carne demandam 16 mil litros de água.

Desta maneira, o veganismo se apresenta como a melhor opção para o planeta e para aqueles que nele vivem: humanos e não humanos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>