As tartarugas fizeram parte do primeiro grupo de répteis ainda vivos a aparecer em registros fósseis e, hoje, estão entre os grupos de animais vertebrados mais ameaçados de extinção.

Existem 328 espécies de tartarugas presentes no mundo – metade está enfrentando a ameaça de extinção causada por fatores ambientais, perda de habitat, comércio e consumo humano. Também são vistas por alguns como animais domésticos e são exploradas como medicamentos chineses.
Na Índia, até hoje, 29 espécies de tartarugas foram registradas e 20 dessas podem ser encontradas em Assam – onde, infelizmente, 90% das tartarugas estão ameaçadas. Uma das espécies é a tartaruga bostami, que foi considerada oficialmente extinta na natureza em 2002. Dois anos depois, algumas foram encontradas em um lago no templo Hayagriva Madhav em Assam e, desde então, o guarda do templo conseguiu aumentar a população da espécie praticamente extinta.
Bancos de areia adequados foram criados no canto da lagoa, para aquecer e servir de ninhos para as tartarugas. O guarda, com o auxílio de ONGs locais, recolhe cuidadosamente os ovos postos pelas tartarugas e os transfere para incubadoras, onde têm mais chances de sobreviver.
A tartaruga bostami, que vive na água doce, está protegida pela lei indiana de proteção à vida selvagem. Infelizmente, apesar das leis rigorosas, a espécie é contrabandeada através de fronteiras indianas.
Em janeiro deste ano 16 filhotes de tartarugas bostami do templo foram realocados em um santuário da vida selvagem.
0 comments