• Home
  • Ativistas realizam em SP manifestação contra o descaso com o meio ambiente

Ativistas realizam em SP manifestação contra o descaso com o meio ambiente

0 comments

Por David Arioch

Aline Setara: “Chega de apenas observar. Seremos a voz de quem não pode se defender” (Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT)

No domingo (25), a partir das 14h, ativistas vão realizar a manifestação “Juntos Pela Amazônia” no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), contra o descaso com o meio ambiente no Brasil. O encontro será no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, mais conhecido como Oca.

“Vamos juntar nossas forças. Será um evento pacífico e todos aqueles que estão tristes e preocupados com esse rumo horrível, com esses absurdos que têm acontecido no país em relação à questão ambiental, serão bem-vindos. Podem pintar o rosto, levar cartaz, estampar camiseta, etc”, explica uma das organizadoras, Aline Setara.

E acrescenta: “O objetivo é encontrarmos uma maneira de parar tudo isso, por meio da nossa união e troca de ideia. Chega de apenas observar. Seremos a voz de quem não pode se defender.”

Vale lembrar que deve ser votado nos próximos dias no plenário da Câmara dos Deputados o PL do Licenciamento (3729/2004), que estabelece novas regras para o licenciamento ambiental no país. O projeto ganhou um substitutivo que altera os principais pontos da proposta original.

Tendo como relator o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que defende a diminuição dos padrões de proteção ambiental no país sob a justificativa de “destravar a economia”, o substitutivo prevê autolicenciamento para inúmeras atividades que também são apontadas como responsáveis por impactos ambientais. A proposta também ignora as avaliações feitas por técnicos responsáveis pela gestão de Unidades de Conservação (UCs), entre outros pontos considerados preocupantes.

Vale lembrar que a exigência de licenciamento ambiental surgiu no Brasil na década de 1980 pra tentar conter o elevado crescimento de práticas como grilagem, desmatamento e violência decorrentes da exploração da Amazônia. No caso do Licenciamento por Adesão e Compromisso (LAC), a preocupação é que a situação resgate os maus índices do passado.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>