• Home
  • Mais de 105 mil espécies entram em extinção pela primeira vez

Mais de 105 mil espécies entram em extinção pela primeira vez

0 comments

Por Rafaela Damasceno

Mais de 100 mil espécies estão atualmente classificadas como “ameaçadas” pela primeira vez na história. Cerca de 9 mil espécies foram adicionadas à Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) recentemente, elevando o número total para 105.732.

Uma espécie de macaco olhando para a câmera
Foto: LaetitiaC

Os principais motivos são as atividades humanas, como a caça e a pesca. “Esta atualização claramente mostra o quanto os seres humanos ao redor do mundo estão super-explorando a vida selvagem”, afirmou Grethel Aguilar, diretora geral da IUCN.

A diretora ainda chamou atenção para o fato de que conservar a diversidade da natureza é de interesse humano, além de fundamental para a sustentabilidade. “Estados, empresas e sociedades devem agir com urgência para deter a super-exploração da natureza, além de respeitar e dar suporte às comunidades e povos indígenas no fortalecimento da subsistência sustentável”, continuou.

Segundo Jane Smart, diretora do Grupo de Conservação da Biodiversidade da IUCN, esta atualização da Lista Vermelha confirma que a natureza está declinando mais rápido do que em qualquer outro momento.

“Tanto o comércio nacional quanto o internacional estão impulsionando a diminuição das espécies nos oceanos, na água doce e na terra. É necessária uma ação em escala decisiva para deter esse declínio”, concluiu Jane.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>