• Home
  • Livro sobre ética ambiental discute o valor da natureza

Livro sobre ética ambiental discute o valor da natureza

0 comments

O livro “Qual o valor da natureza? Uma introdução à ética ambiental”, de autoria do jurista Daniel Braga Lourenço, pretende discutir o valor da natureza e as ações humanas.

Foto: Divulgação

De acordo com a sinopse da obra, “não há mais como negar a importância e a imbricação entre ética e meio ambiente ou entre ética e ecologia”.

“A obra pretende contribuir para suprir um déficit teórico relativamente ao mapeamento crítico das principais correntes ideológicas, políticas e filosóficas que procuram responder à pergunta central lançada no título: Qual o valor da natureza? Possuiria a natureza valor meramente instrumental para os seres humanos ou teria ela valor próprio, intrínseco? Em que constitui cada um desses valores e quais são as consequências derivadas de sua aceitação e adoção? Podemos falar em direitos da natureza ou direito dos animais?”, completa.

O objetivo dessas perguntas expostas na sinopse da obra é formar uma taxonomia do debate moral relativo ao valor da natureza para “influenciar novas compreensões e novos olhares sobre o lugar que ocupamos no mundo e sobre o que estamos autorizados ou não a fazer com a natureza, afinal, tudo o que é humano é ecológico e tudo o que
é ecológico é humano”.

O autor

Daniel Braga Lourenço é formado em Direito pela PUCRio. Doutor pela UNESA/RJ e Mestre pela UGF/RJ, sempre na área de ética aplicada ao meio ambiente. É Professor Adjunto de Biomedicina e Direito Ambiental da UFRJ, do IBMEC/RJ, e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UniFG/BA. É membro do Oxford Centre for Animal Ethics – UK e coordena o Laboratório de Ética Ambiental da UFRJ e o Antilaboratório de Direito Animal da UniFG/BA. É autor da obra Direito dos Animais: Fundamentação e Novas Perspectivas (Fabris, 2008). Possui diversos artigos publicados relacionados ao Direito Ambiental, Ética Ambiental, Bioética e ao Direito dos Animais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>