• Home
  • Estudo revela que crocodilos e jacarés já foram vegetarianos

Estudo revela que crocodilos e jacarés já foram vegetarianos

0 comments

Por David Arioch

“As pessoas tinham anteriormente formulado a hipótese, apenas de olhar para os dentes, que alguns desses animais eram herbívoros” | Pixabay

Um estudo liderado pelo pesquisador Keegan Melstrom, do Museu de História Natural de Utah, em Salt Lake City (EUA), revela que crocodilos e jacarés já foram animais pacíficos e vegetarianos.

Pertencentes aos grupos dos crocodiliformes, jacarés e crocodilos existem há mais de 200 milhões de anos e, como muitos foram extintos, poucas das espécies que habitaram a Terra há muito tempo acabaram sendo conhecidas; e apenas por meio da localização e identificação de fósseis.

“As pessoas tinham anteriormente formulado a hipótese, apenas de olhar para os dentes, que alguns desses animais eram herbívoros”, disse Melstrom à revista britânica NewScientist. No entanto, eram apenas suposições que consideravam o fato de que os dentes dos antigos crocodiliformes não coincidem com os de qualquer outro animal moderno.

Mas depois de fazer uma avaliação sistemática das formas dos dentes de 16 crocodiliformes extintos, o pesquisador descobriu que pelo menos metade deles eram vegetarianos.

Keegan Melstrom cita como exemplo o Pakasuchus, que tinha dentes traseiros que se encaixavam, assim como os de mamíferos – o que significa que eles mastigavam bem a comida em vez de simplesmente engoli-la de qualquer forma.

No estudo, Melstrom concluiu também que o herbivorismo aparece em até seis períodos da árvore genealógica de crocodilos e jacarés. Hoje, embora os crocodiliformes conhecidos sejam claramente carnívoros, ocasionalmente eles comem frutas e outras matérias vegetais – o que pode ter relação com os hábitos de seus ancestrais.

O pesquisador acrescenta que ainda não se sabe por que jacarés e crocodilos abandonaram a herbivoria. “Há muitas coisas que mudaram nos últimos 66 milhões de anos”, destaca e frisa que às vezes animais carnívoros evoluem para o consumo de plantas. Como exemplo, cita pandas e até mesmo uma aranha vegetariana.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

About the Author

Follow me


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>