• Home
  • Mãe e filho distribuem comida vegana para pessoas carentes em rua de Nova York

Mãe e filho distribuem comida vegana para pessoas carentes em rua de Nova York

0 comments

Há quatro anos, durante as férias, Michelle Carrera e seu filho de quatro anos decidiram ser voluntários em uma cozinha vegana em Nova Iorque. Ao não encontrar uma, Carrera decidiu que eles fariam chili vegana e distribuiriam para pessoas carentes na rua.

Foto: Reprodução | Instagram

Foi esse simples ato de ativismo positivo que desencadeou a criação da Chilis on Wheels , uma instituição de caridade vegana administrada por voluntários que trabalha contra a fome em todo o país.

“Chilis on Wheels começou organicamente e continua a crescer dessa maneira”, disse Carrera.

Sentindo-se esgotada pelo ativismo da justiça racial, ela buscou uma maneira de causar um impacto positivo, mantendo-se em linha com seus valores. No Dia de Ação de Graças em 2014, as 20 taças de chili vegana que ela e seu filho fizeram acabaram rapidamente e eles prometeram fazer mais.

“Meu filho e eu continuamos a fazer refeições veganas diferentes todos os sábados e as levávamos para a comunidade sem casa e em torno de Tompkins Square Park (Lower East Side) e logo outras pessoas se juntaram a nós”, disse Carrera.

O iniciativa de Nova York está ativa há quatro anos e a instituição de caridade tem outras 12 em todo o país, de Boston a Honolulu.

Depois que o furacão Maria devastou Porto Rico em 2017, Carrera e seu filho se mudaram para a ilha para abrir a Casa da Comunidade onde acontecem os eventos semanais de educação vegana. A casa também é o lar de galinhas resgatadas .

Foto: Reprodução | Instagram

Todos os anos, a Chilis on Wheels organiza uma grande festa vegana de Ação de Graças , na qual milhares de refeições são servidas e enviadas para comunidades em toda a cidade de Nova York. O objetivo da caridade é simples, mas poderoso: tornar o veganismo acessível a todas as comunidades por meio de compartilhamento de refeições, construção de uma rede de apoio e doação de roupas.

Segundo a Live Kindle, Carrera explicou que a Chilis on Wheels se esforça para desmantelar barreiras sistemáticas, como falta de tempo para cozinhar por ter que trabalhar em mais de um emprego, falta de acesso a uma cozinha devido a desigualdades na moradia e outro fatores que impedem as pessoas de comunidades pobres e de baixa renda de praticar o veganismo. Muitos organizadores do Chilis on Wheels também são pessoas com baixa renda.

“Nossas ações são lugares onde todos nós vamos comer, nos reunir, nos conectar, crescer”, disse Carrera. “Onde compartilhamos informações sobre alimentação saudável, veganismo, respeito por outras espécies e por uns aos outros,  nos apoiamos através dos altos e baixos da vida, e onde também podemos nos defender contra a discriminação e injustiça. Uma comunidade unida é uma comunidade poderosa. ”

Foto: Reprodução | Instagram

Desde a fundação da Chilis on Wheels, Carrera explicou que aprendeu lições valiosas sobre defender os marginalizados pela sociedade.

“Eu vi como as comunidades são moldadas e a importância de aparecer todas as semanas para os que estão as margens de nossa sociedade, como isso gera confiança e leva a uma relação mais profunda de apoio” , disse ela, acrescentando que também aprendeu diferença entre “caridade e solidariedade”.

Praticar solidariedade tornou-se um dos pilares da missão da Chilis on Wheels. “Vemos, de tempos em tempos, como a maioria de nós é capaz de sentir empatia que leva à solidariedade , ou a um sentimento de andar ao lado de alguém e apoiar sua liberdade”, disse Carrera. Para Chilis on Wheels, a empatia é uma ferramenta poderosa para unir as comunidades.

“Nós só precisamos da oportunidade de ver os outros como a nós mesmos, sejam pessoas de diferentes origens, ou animais não humanos , uma vez que encontramos pessoas, nossas barreiras contra conexão e compaixão desmoronam. Nós nos enraízamos em emergência, confiamos nas relações, comunidade em vez de isolamento, ouvimos ajudando ” , continuou ela.

Percebendo a importância disso, a Chilis on Wheels mantém um programa de orientação on-line vegano que combina participantes com voluntários de origens socioeconômicas semelhantes.

Nos feriados, a Chilis on Wheels coleta regularmente casacos, gorros, cachecóis e luvas para distribuir à comunidade conforme a necessidade.

“Cada iniciativa é diferente e alguns fazem eventos específicos nos feriados”, acrescentou Carrera.

Qualquer um pode ser voluntário ou iniciar uma  ação local.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>