• Home
  • Governo americano recebe petição para a proteção do lobo-cinzento

Governo americano recebe petição para a proteção do lobo-cinzento

lobo-cinzento

0 comments

O Center for Biological Diversity e a Humane Society dos Estados Unidos fizeram hoje uma petição ao Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos EUA para manter a proteção dos lobos-cinzentos sob a Lei das Espécies Ameaçadas.

lobo-cinzento
Foto: Getty Images

O Senado aprovou uma lei que removeria as proteções federais para o lobo-cinzento, espécie criticamente ameaçada, permitindo que fazendeiros, caçadores e outros matem os animais.

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem está considerando remover todas as proteções dos lobos até o final deste ano, mas grupos defensores dos direitos animais estão propondo várias alternativas, incluindo a reclassificação de lobos cinzentos do status de “ameaçados” para “criticamente ameaçados” sob a Lei das Espécies Ameaçadas.

O Departamento retirou a proteção dos lobos cinzentos na região dos Grandes Lagos da América do Norte em 2011, permitindo a caça e as temporadas de captura em Minnesota, Wisconsin e Michigan. Os tribunais restauraram a proteção em 2014 após um processo movido pela Humane Society dos Estados Unidos.

A petição tem como objetivo continuar a proteção e financiamento federal dos esforços de recuperação da espécie e encorajar o Departamento a desenvolver um plano de recuperação nacional para o lobo. Também daria flexibilidade regulatória à agência para permitir que os encarregados da vida selvagem do estado lidassem com conflitos que concernem especificamente à espécie.

“Estamos oferecendo um caminho realista e equilibrado para a recuperação nacional dos lobos”, disse Collette Adkins, uma advogada e cientista do Centre for Biological Diversity.

“Nossa proposta substitui os fracassados ​​esforços do passado por uma nova estratégia baseada na ciência que pode funcionar. Se o governo Trump eliminar a proteção dos lobos agora, seria um grande erro que prejudicaria a recuperação da espécie.”

Eliminar a proteção federal possibilitaria que os estados permitissem a caça aos lobos. Também impediria a recuperação dos lobos nas Adirondacks, no sul das Montanhas Rochosas e em outras áreas que os cientistas identificaram como habitat adequado. Os lobos permanecem ausentes de aproximadamente 90% dos lugares em que viviam.

A população do lobo-cinzento aumentou substancialmente onde a Lei das Espécies Ameaçadas foi implementada, mas a recuperação ainda não está completa. Em 14 de novembro, o Centre for Biological Diversity processou o Departamento por violar a Lei, pois nunca forneceu um plano abrangente de recuperação para os lobos-cinzentos no país.

“Essa estratégia da petição e recuperação é baseada na melhor ciência disponível e em bases legais sólidas, ao invés de política e medo,” disse Anna Frostic, diretora de vida selvagem da Humane Society dos Estados Unidos.

“Até o momento, o Departamento tem cedido repetidamente à pressão do Estado para remover as proteções federais e em todas as vezes foi derrubado em um tribunal federal. Assim, estamos propondo um meio termo sobre essa questão controversa.”

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>