• Home
  • Cavalo com extrema desnutrição é abandonado em Brusque (SC)

Cavalo com extrema desnutrição é abandonado em Brusque (SC)

0 comments

Um cavalo com extrema desnutrição foi abandonado no Poço Fundo, em Brusque (SC). Ele foi encontrado na última terça-feira (18) amarrado em meio a uma mata e deve ser resgatado ainda nesta sexta-feira (21).

(Foto: Arquivo pessoal)

O tutor do cavalo não foi identificado. Um haras ficará responsável pelos cuidados com o animal, segundo a vice-presidente da Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra), Louisiane da Cunha. Água e alimento têm sido oferecidos a ele. A corda que o prendia também foi solta e um veterinário o examinou.

“Além da desnutrição severa, há muitos parasitas. Provavelmente está com anemia. Ele estava definhando por falta de alimento e água”, conta ao portal O Município a vice-presidente da ONG. Ela lembra que casos como esse chegam até a entidade ao menos uma vez a cada dois meses. Em todos eles, a maior dificuldade é encontrar um espaço para abrigar o animal.

A decisão de adiar o resgate do cavalo por alguns dias se deve à disponibilidade de caminhão para transportá-lo. Ficou decidido que o próprio haras fará esse serviço.

(Foto: Arquivo pessoal)

No caso de cachorros e gatos, a entidade conta com lares temporários. A situação fica mais difícil com cavalos, já que devido ao porte e às necessidades desses animais, é preciso buscar apoio de proprietários de sítios. “Para animais de deste porte tudo é mais complicado”, explica.

Amarrado em meio à mata

Antônio Carlos Weidgenant, conhecido como Gargamel, foi quem encontrou o cavalo em situação de abandono. Segundo ele, o cavalo tinha cordas na barriga, nas pernas e no pescoço. O homem quebrou galhos do entorno para conseguir ter um melhor acesso ao cavalo e, assim, libertá-lo.

Como medida emergencial, devido ao estado grave do cavalo, Antônio aproveitou a vegetação próxima para alimentar o animal antes de acionar a ONG. Ele também recorreu às redes sociais na tentativa de encontrar um local para abrigar o cavalo.

Com as questões relativas ao resgate e abrigo do cavalo resolvidas, o animal passará a receber acompanhamento veterinário até que se recupere totalmente.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>