• Home
  • Secretaria registra 1,5 mil denúncias de maus-tratos a animais em Londrina (PR)

Secretaria registra 1,5 mil denúncias de maus-tratos a animais em Londrina (PR)

0 comments

A gerência de Fiscalização Ambiental da Secretária do Meio Ambiente (Sema) de Londrina, no Paraná, registrou 1,5 mil denúncias de maus-tratos a animais desde agosto de 2017, quando a fiscalização teve início.

Cães em abrigo inadequado e abandono são os casos mais comuns. As denúncias mais frequentes são sobre animais presos em correntes curtas. Procedimentos têm sido realizados pela secretaria para educar e punir os tutores.

(Foto: Shutterstock)

“Esse é um problema cultural. Muitas vezes o tutor do cão não sabe que ele deve ficar pelo menos de seis a dez horas solto ou que precisam de espaço para caminhar” explica ao portal Bonde a gerente de Fiscalização Ambiental, Graziella Damante.

Ao atender a denúncia, os funcionários da Sema fazem, num primeiro momento, um trabalho de educação, por meio do qual explicam como os animais devem ser cuidados, e dão um prazo para que a situação seja regularizada pelo tutor. Se os maus-tratos persistirem, uma multa é aplicada e o animal pode ser retirado do tutor e encaminhados para redes protetoras, já que o município ainda não tem espaço específico para abrigá-los.

O dinheiro da multa é revertido para um fundo de proteção animal utilizado para ajudar comissões e entidades. O processo de fiscalização, segundo Grazielle, tem resolvido a questão, já que os tutores denunciados têm atendido aos pedidos da secretaria.

“No WhatsApp, recebemos vídeos, fotos e a Sema está na rua atendendo todas as denúncias, então ficou muito mais fácil”, afirma.

Denúncias podem ser feitas através dos telefones (43) 3372-4770 e (43) 3372-4771, também pelo e-mail fiscalizacao.sema@londrina.pr.gov.br e ou ainda por meio do WhatsApp (43) 9 9994-8677 – número por meio do qual podem ser enviadas apenas mensagens.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>