• Home
  • Capivara é resgatada em área comercial da Asa Norte, em Brasília

Capivara é resgatada em área comercial da Asa Norte, em Brasília

0 comments

Uma capivara foi resgatada no último domingo (21) em frente aos comércios da 210 Norte, em Brasília. Moradores e frequentadores da quadra se assustaram quando perceberam a presença do animal em meio aos veículos e acionaram o Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

(Foto: Marcus Maia/G1)

O resgate foi realizado por volta das 11h. O animal foi solto em uma área verde próxima ao Lago Norte. Segundo os militares que participaram da ocorrência, a capivara não estava ferida.

O empresário Marcus Maia se deparou com a capivara enquanto se deslocava para um mercado da quadra. Ele achou a cena inusitada e decidiu gravar o resgate do animal. “Moro aqui e nunca tinha visto algo assim”, disse.

Visita frequente

Moradores da orla do Lago Paranoá em Brasília têm aprendido a conviver com as capivaras. Além de ocupar as margens do lago, elas aparecem em lugares incomuns, como a churrasqueira de clube e até na piscina de mansões do Lago Sul e do Lago Norte.

O animal é considerado o maior roedor do mundo e gosta de ficar perto da água. A Polícia Militar Ambiental diz que recebe quase todo dia chamados para resgatar capivaras.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começou recentemente uma pesquisa de controle da população dos animais. Segundo o pesquisador José Roberto Moreira, o convívio próximo com o ser humano não é tão perigoso.

O especialista da Embrapa diz, no entanto, que é preciso ter cuidado com os carrapatos que ficam nelas. Alguns transmitem a febre maculosa, que pode levar à morte se não for tratada a tempo.

“A quantidade de carrapatos com febre maculosa dentro da população de carrapatos é muito pequena, porque a própria febre maculosa é letal para o carrapato. Então se a pessoa procurar evitar de se contaminar e assim que tiver um carrapato no corpo ela tirar, o risco é mínimo.”

Fonte: G1

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>