• Home
  • Surfista leva 3h para salvar filhote de baleia preso à rede de pesca em SC

Surfista leva 3h para salvar filhote de baleia preso à rede de pesca em SC

0 comments

Um surfista salvou a vida de um filhote de baleia-franca que ficou preso a redes de pesca no Farol de Santa Marta, em Laguna, no Sul de Santa Catarina. O resgate, que ocorreu no último domingo (4), teve início por volta das 16h30 e durou cerca de três horas em alto mar. A mãe do filhote permaneceu o tempo todo nas proximidades.

(Foto: Reprodução / G1)

O empresário e surfista João Alberto Schmidt, conhecido como João Baiuka, foi o responsável por salvar o filhote. Ele entrou na água com uma moto aquática, nadou até o animal e cortou as redes com uma faca. As informações são do portal G1.

 

“Eu vi que aquele animal realmente precisava de ajuda e teria que ser naquele momento. Eu sei que existem alguns protocolos, mas no momento teria que fazer ajuda, eu não queria ver o animal de forma nenhuma encalhar na praia ou viesse a falecer”, contou ao G1 Baiuka, que contou com a ajuda de um amigo para chegar ao local do resgate.

“Não foi uma coisa fácil, também não aconselho ninguém a fazer, porque é perigoso, o animal é gigante. A gente pegou um momento muito crítico, que foi a hora que ela já estava vindo para a praia. A gente pegou o tombo e começamos a vir com ela, foi bem dramático”, disse o surfista.

Após ser acionado, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que funciona na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) de Laguna, acompanhou o resgate da areia da praia.

Os protocolos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca não recomendam o resgate por pessoas não especializadas.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>