• Home
  • Cidade na Bélgica celebra o veganismo todas as quintas-feiras

Cidade na Bélgica celebra o veganismo todas as quintas-feiras

0 comments

Em Ghent, na Bélgica, metade dos seus 243 mil habitantes desistem de consumir carne por 24 horas inteiras em um dia chamado Donderdag Veggiedag, ou ainda, “Thursday Veggie Day”.

De acordo com o City, a adesão dessa quantidade de habitantes na quinta-feita sem carne ocasiona o mesmo efeito de retirar 19 mil carros da estrada. Ainda, a cidade encoraja os moradores por causa da ingestão de frutas e vegetais: “se você fizer isso, você irá automaticamente comer mais fibras, vitaminas e minerais”.

“Quinta-feira Veggies é bem conhecido entre os habitantes de Ghent”, disse Nena Baeyens, da EVA, à SBS. “Quatro em cada cinco estão familiarizados com a campanha, e um em cada três participa”. De acordo com a SBS Austrália,  a cidade portuária começou a abrir mão da carne de maneira significativa.

O movimento está sendo encabeçado pela Alternativa Ética Vegetariana (EVA) e, diz a SBS, “apoiado pela indústria hoteleira da cidade, departamentos de saúde e meio ambiente do governo, órgãos de turismo, hospitais, empresas locais, universidades, escolas municipais e creches”.

43% dos belgas comem menos carne graças à quinta-feira vegana (Foto: Groen Asse)

A campanha existe há anos, recebendo um selo não oficial de aprovação em 2009 pelo então vice-prefeito para o Meio Ambiente e Assuntos Sociaisa. “A quinta-feira vegana teve um impacto positivo sobre os hábitos alimentares de seus participantes desde que começou”, disse Baeyens.

“Pesquisas mostram que 43% dos belgas comem menos carne graças à quinta-feira vegana. Cerca de 40% também comem alimentos vegetarianos nos outros dias da semana. 28% das pessoas se tornaram vegetarianas começando com a quinta-feira vegana”.

“Em vez de obrigar as pessoas a tirarem a carne, queremos inspirá-las de maneira positiva”, ela observa.

Os restaurantes estão entrando em ação também, com 120 restaurantes oferecendo pelo menos um prato vegetariano às quintas-feiras. Alguns também oferecem descontos para pedidos de refeições vegetarianas. Quinze dos restaurantes da cidade são agora totalmente vegetarianos.

“É por essa razão que a cidade está disputando a coroação da capital vegetariana da Europa, com talvez mais restaurantes vegetarianos per capita do que qualquer outra cidade do mundo”, observa o SBS.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>