• Home
  • Crânio de cão com tumor cerebral é reconstituído através de peça em 3D

Crânio de cão com tumor cerebral é reconstituído através de peça em 3D

0 comments

Uma cadela da raça dachshund ganhou uma segunda chance graças à impressão em 3D. Patches, como é chamada, sofria com um tumor cerebral que crescia em velocidade acelerada. Os tutores da cadela foram orientados a procurar uma especialista e a recomendação permitiu que a vida de Patches fosse salva. O caso aconteceu na cidade de Williamsport, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

(Foto: Michelle Oblak)

O tumor já estava se aproximando ao tamanho de uma laranja quando os tutores levaram a cadela para uma consulta com Michelle Oblak, cirurgiã-veterinária especialista em oncologia da Universidade de Guelph, em Ontario, no Canadá. A profissional já era conhecida por utilizar impressão em 3D para auxiliar o tratamento de cachorros. As informações são do portal Gizmodo.

Com isso, o procedimento padrão – no qual parte do crânio retirado junto do tumor durante cirurgia é substituído por malha de titânio – deu lugar à impressão em 3D. Uma tomografia computadorizada da cabeça e do tumor da cadela foi realizada e, em seguida, um softaware simulou a cirurgia de remoção do crânio virtual.

(Foto: Michelle Oblak)

Na sequência, um mapeamento das dimensões da calota craniana em 3D foi executado, incluindo a localização de furos e parafusos. Uma peça, como uma espécie de tampa, do tamanho correto para o encaixe, foi impressa. O método, segundo os pesquisadores, é mais preciso e barato que o convencional.

A cirurgia de Patches teve duração de quatro horas. Dois terços do crânio foram removidos e a peça em 3D foi encaixada.

Cerca de 30 minutos após o final do procedimento, a cadela já estava acordada, caminhando e fazendo as necessidades fisiológicas. De acordo com a médica veterinária, Patches está livre do câncer.

(Foto: Dan Lopez)

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>