• Home
  • Lobo-marinho recebe vitaminas após aparecer em praia no litoral paulista

Lobo-marinho recebe vitaminas após aparecer em praia no litoral paulista

0 comments

Um lobo-marinho que apareceu na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral de São Paulo, recebeu vitaminas por estar abaixo do peso ideal para a espécie. No entanto, apesar de estar magro e cansado, segundo biólogos, o animal está saudável e não apresenta ferimentos.

O Instituto Argonauta, que atua no resgate de animais marinhos, foi acionado pelos bombeiros do salvamento marítimo, que avistaram o lobo-marinho. Porém, como o animal, que é uma fêmea adulta, não está doente, ele será apenas monitorado no período em que se mantiver no local.

(Foto: Arquivo Pessoal / Philippe Tamasiro Santos)

“Ela está muito magra, então demos vitaminas. Vamos deixá-la descansar. Essa espécie é subantártica, então recomenda-se que não tenham contato com centros de reabilitação para evitar contágio com alguma doença que possa ser levada para colônia”, explicou ao G1 a bióloga do Instituto Argonauta, Carla Beatriz Barbosa.

O animal será submetido a uma coleta de sangue para realização de exame. Ele está em uma área cercada, para a segurança dele, na areia da praia.

De acordo com a bióloga, a presença desses animais nas praias é comum. “Em alguns anos [esses aparecimentos] são mais frequentes e ocorrem principalmente no sul do pais. No litoral norte, todo ano, pelo menos uma vez nós recebemos uma espécie aqui”, afirmou.

(Foto: Divulgação / Instituto Argonauta)

A colônia mais próxima do Brasil está localizada no Uruguai e, segundo o oceanógrafo Hugo Gallo, é provável que o lobo-marinho “tenha se deslocado por meio das correntes marítimas”.

“Com a aproximação da primavera e verão, eles voltam para se reproduzir nessas colônias”, explicou o especialista. A fêmea do lobo-marinho chega a medir 1,4 metro de comprimento e pesar até 50 quilos.

Ao encontrar um animal marinho, a orientação é que os banhistas não se aproximem para evitar que ele se estresse e se sinta ameaçado.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>