• Home
  • Projeto prevê exploração de galinhas para redução de lixo em Curitiba (PR)

Projeto prevê exploração de galinhas para redução de lixo em Curitiba (PR)

0 comments

O vereador Goura (PDT) sugeriu que a prefeitura de Curitiba, no Paraná, passe a explorar galinhas para reduzir a quantidade de lixo produzido pelo município. A proposta foi acatada pela Câmara Municipal e aguarda análise da prefeitura.

(Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

“A intenção é reduzir a quantidade de resíduos orgânicos, que constituem a maioria do lixo que vai para o aterro e causam grande prejuízo ao meio ambiente”, afirma o vereador, que propôs que o projeto fosse iniciado em escolas, espaços públicos e associações.

A proposta, entretanto, não foi bem aceita por protetores de animais. As vereadoras Fabiane Rosa (PSDC) e Katia Dittrich (SD) criticaram o projeto. Segundo Fabiane, a iniciativa pode abrir precedente para que outras espécies voltem a ser criadas na capital e se tornem vítimas de maus-tratos.

“A fiscalização contra os maus-tratos a animais não é eficiente em Curitiba. Se a criação for liberada, os galos poderão acabar sendo utilizados para rinhas, por exemplo. Será que essas galinhas terão as condições adequadas e não serão mortas cruelmente?”, questiona.

Entretanto, um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal, por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, prevê liberação para a criação de animais de pequeno porte em Curitiba, desde que sem fins comerciais. As informações são do jornal Gazeta do Povo.

Em relação à proposta do parlamentar Goura, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirmou que não se pronunciaria sobre o assunto por ainda não ter recebido a sugestão oficial.

Nota da Redação: a ANDA repudia a sugestão feita pelo vereador por entender que, além de haver o risco das galinhas não receberem o tratamento e a alimentação adequada e de serem covardemente mortas, é errado, do ponto de vista dos direitos animais, forçar animais a servir às pessoas. Um projeto que pretende fazer com que galinhas consumam restos de lixo orgânico não traz benefício algum aos animais e é realizado com o único intuito de beneficiar seres humanos, o que é inaceitável, visto que os animais existem por propósitos próprios e não para atender a interesses e demandas humanas.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>