
Ninhos de cisnes feitos de lixo apareceram novamente nos lagos de Copenhague, provocando debates sobre o lixo na capital dinamarquesa. A Reuters registrou em fotos o ninho feito de lixo de um cisne junto com seus filhotes.
Os ninhos dos cisnes podem ser vistos feitos parcialmente por lixo provavelmente atirado da ponte Dronning Louises Bro, que conecta as áreas Inner City e Nørrebro, segundo o site dinamarquês “The local”.

A Sociedade Dinamarquesa de Conservação da Natureza alertou que o lixo pode ser um sério perigo para os cisnes, assim como para outros animais. Uma questão semelhante com os ninhos de cisnes foi um ponto de discussão para os conservacionistas em Copenhague em 2017.
“O problema é o plástico, que não são degradáveis. Se os animais comerem, correm o risco de serem mortos. Eles também correm o risco de ficarem presos, e é um material forte, de modo que também pode matá-los”, disse a presidente da sociedade, Maria Reumert Gjerding, à TV2.

O plástico é particularmente perigoso porque os animais podem confundi-lo com materiais orgânicos, acrescentou Gjerding.
“Estamos muito preocupados. O material natural é quebrado e quebra mais facilmente quando ingerido pelos animais – mas não com plástico, que os animais podem facilmente misturar [com material natural]. Eles acham que é natural, mas não é”, disse ela: —É por isso que é tão importante removermos o plástico das áreas naturais, e não jogar no lixo, mas levá-lo para onde ele possa ser reciclado—, insistiu Gjerding.

No ano passado, 110 mil latas e 155 mil quilos de lixo foram coletados em áreas naturais da Dinarmaca durante a iniciativa.
Fonte: Extra
0 comments