• Home
  • Lobo selvagem ameaçado é baleado e morto na Dinamarca

Lobo selvagem ameaçado é baleado e morto na Dinamarca

O lobo selvagem é uma espécie ameaçada, e um dos primeiros lobos a ser vistos na Dinamarca após 200 anos foi morto à tiros em ato cruel (Foto: Divulgação)

0 comments

Com as tentativas de reinserção de lobos selvagens em áreas de natureza na Europa, um lobo selvagem, um dos primeiros a voltar a vagar livremente na Dinamarca após 200 anos, foi baleado e morto em ato de crueldade, ameaçando a sobrevivência da espécie no país.

Dois naturalistas que observavam o lobo capturaram em vídeo o momento em que o animal foi baleado por um homem. As imagens geraram indignação e revolta devido à crueldade do ato e falta de conscientização sobre a necessidade de preservação da espécie do lobo selvagem.

A filmagem, do jornal The Guardian, mostra o animal, que aparenta ser uma fêmea, sendo baleado por alguém que estava em um carro estacionado próximo ao animal. O lobo estava apenas andando pelo campo, sem apresentar ameaça ou agressividade alguma ao atirador inconsequente.

Guillaume Chapron, professor associado da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, disse ao The Guardian que o assassinato foi “completamente inaceitável”.

Ele disse que era difícil encontrar uma razão para a crueldade do tiro, “exceto o simples ódio ao lobo e a crença de que os humanos não toleram ‘predadores’ na mesma paisagem”.

A polícia acusou um homem de 66 anos de idade, que estava na área onde o lobo foi morto, por “violação da legislação de caça“. Um porta-voz da polícia dinamarquesa disse ao jornal britânico: “O homem nega ter matado o lobo, mas não quer dar à polícia mais informações sobre o caso. Nós confiscamos o carro do homem, do qual ele supostamente disparou sua arma contra o animal, e encontramos várias armas de caça na residência do homem”.

Os resultados dos testes forenses no local do tiroteio e uma pesquisa na propriedade e no carro do homem são esperados nas próximas semanas.

O lobo selvagem é uma espécie ameaçada, e um dos primeiros lobos a ser vistos na Dinamarca após 200 anos foi morto à tiros em ato cruel (Foto: Divulgação)
O lobo selvagem é uma espécie ameaçada, e um dos primeiros lobos a ser vistos na Dinamarca após 200 anos foi morto à tiros em ato cruel (Foto: Divulgação)

Os lobos selvagens não eram vistos na Dinamarca desde 1813, mas em 2012 machos foram vistos caminhando pelos campos. Estima-se que os animais sejam apenas alguns, que se instalaram em uma área bem cultivada com pequenas plantações de pinheiros e presas abundantes para os lobos na região oeste da Jutlândia. Especialistas dizem que a morte de um deles pode ameaçar a viabilidade da população.

Penalidades mais rígidas e maior trabalho de divulgação e conscientização sobre a importância da espécie deveriam ser implementados em áreas que os lobos selvagens estão tentando se estabelecer, em respeito à existência desses animais e ao débito que a raça humana está com animais selvagens.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>