O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Araras (SP) recebeu duas araras vítimas de maus-tratos. As aves foram a resgatadas pela Polícia Ambiental e estavam em um posto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Lorena (SP).
Uma das aves é uma arara vermelha, que está ameaçada de extinção. A outra é uma híbrida, resultado do cruzamento em uma arara vermelha com uma arara Canindé, que tem penas azuis e amarelas.

Segundo a veterinária do centro, Fernanda Magajevski, as aves chegavam estressadas e sem muitas penas.
“Elas chegaram muito estressadas, a híbrida tem medo do contato, então provavelmente alguém já maltratou esse animal”, afirmou.
O tratamento começou com alimentação reforçada e suplementos vitamínicos. Depois que estiverem bem fisicamente, os animais seguirão para um atendimento psicológico.
No primeiro momento, as araras irão ficar isoladas e, após duas semanas serão levadas para o viveiro onde já moram vinte e cinco araras de várias espécies.
Pelo menos uma delas – a vermelha – deverá voltar à natureza em um ano. A arara híbrida deverá permanecer no viveiro da instituição.
Desde a inauguração, em 2004, mais de mil animais passaram pelo centro, dos quais 60% foram devolvidos à natureza.
O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de Araras oferece visitas monitoradas gratuitamente. O agendamento deve ser feito pelo telefone (19) 3542- 538.
Fonte: G1
0 comments