Dois lóris lentos, animais criticamente ameaçados, foram recentemente resgatados e retornaram ao seu habitat. Os animais, chamados de Lilo e Jomblo, foram salvos do comércio de animais.
Lilo e Jomblo faziam reabilitação no centro de primatas da International Animal Rescue (IAR) (Resgate Internacional de Animais, em tradução literal), onde encontravam-se entre um grupo de outros dez lóris lentos. Estes, por sua vez, foram libertos em uma floresta da Indonésia há meses.

O IAR havia equipado os dois lóris lentos com colares de rádio, equipamento de monitoramento capaz de rastreá-los e monitorá-los. O objetivo dos colares era garantir a readaptação dos animais em seu habitat. Após sete meses de monitoramento, Lilo e Jumblo foram finalmente libertados, tendo seus colares de rádio removidos.
Robithotul Huda, gerente do Programa da IAR Indonésia, disse em um comunicado que a “remoção dos colares de Lilo e Jomblo marca o final do processo de pós-monitoramento. Eles se ajustaram lindamente ao seu ambiente natural. Eles já estabeleceram uma área de vida estável e provaram ser hábeis em encontrar e se alimentar de fontes de alimentos silvestres”.
Além disso, ambos os lóris já foram observados socializando com outros animais de sua espécie. O fato de Lilo e Jumblo estarem de volta ao seu habitat é a prova do sucesso do programa que salva lóris lentos na Floresta Protegida do Monte Sawal – área ideal para a reintrodução de primatas protegidos como os lóris.
Conforme informação da World Animal News, desde 2014, 55 lóris lentos do centro IAR já foram libertados na floresta, retornando ao seu habitat.
0 comments