• Home
  • Dois lóris lentos são soltos na Indonésia após serem salvos do tráfico de animais

Dois lóris lentos são soltos na Indonésia após serem salvos do tráfico de animais

Dois lóris lentos, chamados de Lilo e Jomblo, foram salvos do comércio de animais. (Foto: Andrew Walmsley/Kyodo)

0 comments

Dois lóris lentos, animais criticamente ameaçados, foram recentemente resgatados e retornaram ao seu habitat. Os animais, chamados de Lilo e Jomblo, foram salvos do comércio de animais.

Lilo e Jomblo faziam reabilitação no centro de primatas da International Animal Rescue (IAR) (Resgate Internacional de Animais, em tradução literal), onde encontravam-se entre um grupo de outros dez lóris lentos. Estes, por sua vez, foram libertos em uma floresta da Indonésia há meses.

Dois lóris lentos, chamados de Lilo e Jomblo, foram salvos do comércio de animais. (Foto: Andrew Walmsley/Kyodo)
Dois lóris lentos, chamados de Lilo e Jomblo, foram salvos do comércio de animais. (Foto: Andrew Walmsley/Kyodo)

O IAR havia equipado os dois lóris lentos com colares de rádio, equipamento de monitoramento capaz de rastreá-los e monitorá-los. O objetivo dos colares era garantir a readaptação dos animais em seu habitat. Após sete meses de monitoramento, Lilo e Jumblo foram finalmente libertados, tendo seus colares de rádio removidos.

Robithotul Huda, gerente do Programa da IAR Indonésia, disse em um comunicado que a “remoção dos colares de Lilo e Jomblo marca o final do processo de pós-monitoramento. Eles se ajustaram lindamente ao seu ambiente natural. Eles já estabeleceram uma área de vida estável e provaram ser hábeis em encontrar e se alimentar de fontes de alimentos silvestres”.

Além disso, ambos os lóris já foram observados socializando com outros animais de sua espécie. O fato de Lilo e Jumblo estarem de volta ao seu habitat é a prova do sucesso do programa que salva lóris lentos na Floresta Protegida do Monte Sawal – área ideal para a reintrodução de primatas protegidos como os lóris.

Conforme informação da World Animal News, desde 2014, 55 lóris lentos do centro IAR já foram libertados na floresta, retornando ao seu habitat.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>