• Home
  • Exploração: transferência de embrião é feita em vacas para melhoramento genético

Exploração: transferência de embrião é feita em vacas para melhoramento genético

0 comments

Vacas estão exploradas no Piauí em um procedimento que visa o melhoramento genético. Veterinários do Colégio Técnico do município de Floriano, a 247 km de Teresina, irão colocar os embriões de três vacas em outras 18.

As vacas Fantasia, Margarida e Coração (Foto: Reprodução/ TV Clube)

As vacas Fantasia, Margarida e Coração, que estão tendo os seus embriões retirados, são consideradas de alto potencial genético. Os embriões foram gerados após as três se reproduzirem com touros também considerados de alto potencial genético. As vacas são vistas como “barrigas de aluguel” para a realização de um procedimento que visa permitir que vacas e bois sejam ainda mais explorados após o chamado melhoramento genético.

“As vacas comuns vão gestar, mas nas suas barrigas vão estar carregando o material de alta genético oriundo da vaca doadora, cruzado com um touro também de alto valor genético”, afirma o veterinário do Colégio Técnico de Floriano João Mendes.

O embrião é analisado em laboratório antes de ser introduzido nas vacas. “Após a observação a gente cria a expectativa de recuperar uma determinada quantidade de embriões”, explica o veterinário da instituição Antônio de Sousa Junior. Quinze embriões foram retirados da vaca Fantasia. Eles serão preservados até o momento em que forem inseridos em outra vaca.

A técnica permite que as vacas tenham, ao invés de um bezerro por ano, uma média de dez filhotes, o que é visto com bons olhos pela pecuária, que tem em suas mãos um número maior de animais para covardemente explorar e matar.

Nota da Redação: a pecuária é uma atividade que explora e mata milhares de animais. Por dia, são mortos, segundo dados do IBGE, um porco, um boi e 180 frangos no Brasil. Não satisfeitos com todo o sofrimento que causam, os pecuaristas frequentemente lançam mão de novas técnicas para maximizar a produção e, por consequência, os lucros, como é o caso da técnica de transferência de embriões. Com o aumento da produção, entretanto, aumenta-se também o sofrimento e o número de mortes de animais condenados a vidas miseráveis, explorados e torturados. Por essa razão, a ANDA repudia qualquer prática que vise o crescimento da pecuária e recomenda a adoção do veganismo como forma de protesto contra toda a crueldade imposta aos animais.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>