• Home
  • PL que proíbe sacrifício de animais com leishmaniose é aprovado em Presidente Prudente (SP)

PL que proíbe sacrifício de animais com leishmaniose é aprovado em Presidente Prudente (SP)

0 comments

Um projeto que dá direito de tratamento ao animal contaminado pela leishmaniose e proíbe o sacrifício foi aprovado pela Câmara Municipal do município de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

(Foto: Divulgação / Imagem Ilustrativa)

A proposta autoriza o sacrifício apenas de animais que estejam em situação de sofrimento físico ou estágio terminal. Nos demais casos, os animais devem ser entregues ao tutor ou a entidade de proteção animal responsável para que recebam tratamento médico.

O projeto segue agora para avaliação do prefeito, que deve decidir por sancioná-lo ou não. As informações são do portal G1.

A Prefeitura se manifestou por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e informou, por meio de nota, que o projeto de lei será analisado pela Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Tratamento

Em outubro de 2016 foi aprovado o primeiro tratamento específico para cães contra a leishmaniose. O Milteforan, da empresa Virbac, está à venda desde então.

“O remédio tem como princípio ativo a miltefosina, que atua na membrana do parasita, ocasionando sua morte e evitando sua replicação. Além disso, a substância também funciona como imunomodulador, proporcionando ao paciente em tratamento a resposta imune desejada para o controle da doença”, explica Larissa Benetolo, veterinária e promotora técnica de prescrição da Virbac.

 

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>