• Home
  • ONG turca pede que a União Europeia pare de enviar animais à Turquia

ONG turca pede que a União Europeia pare de enviar animais à Turquia

0 comments

O Comitê de Acompanhamento dos Direitos dos Animais da Turquia (CADA) escreveu uma carta, endereçada à União Europeia (UE) e ao Parlamento Europeu (PE), por meio da qual pede o fim do transporte de animais vivos para a Turquia.

Bois repletos de excrementos embarcados no navio NADA (Foto: Magda Regina)

Na carta, a ONG turca destaca que milhares de animais sofrem de fome, desidratação, doenças ósseas e nas articulações durante o transporte. “O que esses animais passam é imperdoável. Esperamos que medidas sejam tomadas para evitar essa tortura de exportar e transportar animais vivos”, afirmou a entidade.

De acordo com o coordenador do CADA, o técnico veterinário Burak Özgüner, “milhares de animais estão sendo transportados para a Turquia nessas condições, e ainda expostos a práticas muito perturbadoras, como o choque elétrico ou pauladas, enquanto são transportados ou esperam alguma liberação em navios ou caminhões. Os animais, que são transportados para a Turquia de países a milhares de quilômetros de distância, concluem esta jornada até a morte depois de tanto lutar para sobreviver. Nossa carta enviada à EU continha basicamente a seguinte mensagem: ‘PAREM ESTA JORNADA PARA A MORTE’. Nem o dinheiro que os países e as empresas ganhariam, nem a mera satisfação do paladar humano valem mais do que o direito à vida”.

A decisão tomada pelo governo turco em 2017 de zerar o imposto sobre a importação de carne abriu o mercado da Turquia para vários países, aumentando a opressão imposta aos animais. As informações foram publicadas em rede social do deputado estadual Feliciano Filho (PEN).

Aproximadamente 1 milhão de animais devem ser enviados à Turquia somente neste ano. “Nós não temos o direito de causar tal tormento a nenhum ser vivo”, concluiu Özgüner.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>