• Home
  • Lontras são encontradas mortas dentro de equipamento de pesca em SC

Lontras são encontradas mortas dentro de equipamento de pesca em SC

0 comments

Duas lontras foram encontradas mortas, dentro de um equipamento de pesca em forma de cesto – popularmente conhecido como covo -, no canal do Sangradouro, entre a Lagoa do Peri e o bairro da Armação, em Florianópolis, Santa Catarina.

Lontras foram encontradas mortas dentro de um equipamento de pesca (Foto: Projeto Lontras / Divulgação)

Os pesquisadores e apoiadores do Projeto Lontras, ligado ao Instituto Ekko Brasil (IEB), demonstram preocupação com a morte dos animais, que foram encontrados por moradores. O caso foi comunicado ao Ministério Público de Santa Catarina.

As lontras foram localizadas a aproximadamente 50 metros fora da área do parque municipal da Lagoa do Peri. Os especialistas, entretanto, não descartam a possibilidade dos animais terem morrido dentro do parque e, depois, terem sido arrastados pela correnteza.

Trabalhando há 30 anos na região, o chefe de divisão e manejo das unidades de conservação de Florianópolis, Elias Pires, afirma nunca ter visto cena parecida. As informações são do portal Gaucha ZH.

Dados do Projeto Lontra registram nove mortes de lontras na região de Florianópolis nos últimos três anos. A pesca é a principal responsável. “Há relatos que muitos pescadores clandestinos usam covos e a morte de lontras é uma constante. A espécie está na lista de animais ameaçados de extinção”, diz a presidente do IEB, Alessandra Bez Birolo.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>