• Home
  • Estudo revela que águas costeiras absorvem mais dióxido de carbono

Estudo revela que águas costeiras absorvem mais dióxido de carbono

0 comments

 

Foto: University of Delaware Robotics Discovery Lab

Os oceanos agem como amortecedores para aliviar o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera e, portanto, o aquecimento global. Porém, o processo também aumenta a acidez da água marinha e pode impactar a saúde dos organismos marinhos e do ecossistema oceânico.

Um novo estudo do oceanógrafo da University of Delaware Wei-Jun Cai ede  colegas da Université Libre de Bruxelles, Texas A&M University-Corpus Christi, University of Hawaii em Manoa e ETH Zurich, mostra que a água das plataformas continentais possui uma quantidade maior do dióxido de carbono atmosférico, segundo o Science Daily.

As conclusões da pesquisa, publicadas na Nature Communications, podem ter implicações importantes para cientistas que querem compreender o orçamento global de carbono.

Compreender como o carbono flui entre a terra, o ar e a água é crucial para prever a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que a terra, a atmosfera e o oceano conseguem tolerar durante um determinado período de tempo para manter o aquecimento global e as mudanças climáticas em patamares considerados toleráveis.

Os autores da pesquisa usaram dados históricos recentes e históricos dos últimos 35 anos para calcular as tendências globais da concentração de dióxido de carbono no oceano costeiro. A análise mostrou que, embora a quantidade de dióxido de carbono no oceano aumenta no mesmo ritmo que na atmosfera, as mesmas concentrações de dióxido de carbono têm um crescimento menor no oceano costeiro.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>