• Home
  • Atirador invade zoo interditado e mata animais na Bahia

Atirador invade zoo interditado e mata animais na Bahia

0 comments

Foto: Divulgação

O crime ocorreu na noite de quarta-feira (6) e foi percebido por guardas municipais que fazem a segurança no local. Eles ouviram os tiros e chamaram a Polícia Militar para dar reforço. Na fuga, os criminosos deixaram dois animais para trás.

Cada animal, que é nativo das matas da América Latina, pesava 14 quilos, segundo a polícia, e era explorado pelo zoo há mais de cinco anos. A polícia não soube informar quantos animais estão no zoológico atualmente e se este foi o primeiro caso de mortes no local.

O zoológico de Itapetinga está interditado desde Abril de 2016 por decisão da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que constatou diversas irregularidades no local, dentre elas a falta de automatização de funcionamento por parte de autoridades ambientais estaduais e federais.

O MPF apurou na época que os recintos onde os animais ficavam abrigados estavam, em sua maioria, totalmente inadequados para as espécies que acolhiam ou muito deteriorados, necessitando de melhorias para garantir não só a saúde e o bem-estar dos animais, mas também a segurança dos visitantes.

O zoológico é de administração da Prefeitura de Itapetinga. É lamentável que, além de viverem confinados em um zoo, os animais tenham sido mortos. Para o deputado estadual Marcell Moraes (PV), que atua na defesa dos direitos animais e acompanha a situação do zoológico há anos, o crime na Matinha “é o reflexo da irresponsabilidade da administração pública com o equipamento ambiental”.

“Há anos, luto pelos animais da Matinha. Já realizei uma visita técnica com a Comissão da Assembleia Legislativa, entrei com ação no Ministério Público solicitando o fechamento do parque e o governo do estado insistiu em negligenciar o maior Parque Zoológico do interior da Bahia. Já tive notícias que essa não é a primeira vez que invadem o parque. Sistematicamente, animais silvestres são roubados e mortos por criminosos e ninguém faz nada para conter esses crimes. Não vou descansar enquanto essa situação não for resolvida”, declarou o parlamentar.

Fonte: Acorda Cidade

 

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>