• Home
  • Enguia presa à garrafa é salva por mergulhadores que retiram lixo de rio

Enguia presa à garrafa é salva por mergulhadores que retiram lixo de rio

0 comments

Uma enguia presa a uma garrafa pet foi resgatada por mergulhadores no rio Tietê, na prainha de Ubarana, em São Paulo.

Os nadadores estavam fazendo um trabalho de limpeza, frequentemente realizado por eles no local, quando encontraram o animal, que foi salvo por eles e devolvido ao rio.

Enguia ficou presa à garrafa pet e foi salva por mergulhadores (Foto: Arquivo Pessoal)

O mergulhador amador e idealizador do projeto, Flávio Garcia Leal, afirma encontrar todo tipo de lixo dentro do rio, inclusive produtos que demorariam centenas de anos para se decompor no meio ambiente.

Somente em 2017, os mergulhadores retiraram aproximadamente cinco toneladas de lixo do rio. A presença destes materiais na água afeta a vida marinha. Casos de animais presos ao lixo ou intoxicados após comê-lo, ao confundi-lo com alimento, são recorrentes e, em muitos casos, levam à morte.

“Encontramos cadeira de metal, latinhas, garrafas pets, tambor de plástico, tudo que você imaginar”, disse Flávio ao G1.

A bióloga Sheila Silva, que acompanhou o mutirão de limpeza, acredita que o projeto dos mergulhadores é importante. “A grande quantidade de materiais jogados em locais errados pelos turistas representa um perigo para a fauna e flora que vivem na região”, concluiu.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>