• Home
  • Flórida (EUA) busca proibir criação e exploração de orcas

Flórida (EUA) busca proibir criação e exploração de orcas

0 comments

Crédito: Flickr/jc.winkler
A proposta vem cerca de dois anos depois que o SeaWorld anunciou que encerraria suas atividades. Crédito: Flickr/jc.winkler

Seguindo a decisão do estado da Califórnia (EUA), agora a Flórida busca implementar uma proibição estadual da criação e exploração de orcas para o entretenimento.

A proposta vem cerca de dois anos depois que o SeaWorld anunciou que encerraria suas atividades.

A Lei da Proteção às Orcas da Flórida, apresentada pelo deputado Jared Moskowitz, impede que elas sejam forçadas a se apresentarem em shows no estado.

Moskowitz disse que há uma proposta equivalente tramitando no Senado, porém ela não foi encontrada no site.

O projeto de lei acrescenta que qualquer orca que estiver em cativeiro no estado em 1º de julho de 2018 poderá ser explorada para fins de entretenimento até 31 de dezembro de 2019.

Depois disso, as orcas só poderão ser exploradas para fins apresentações educacionais.

Moskowitz define uma “apresentação educacional” como uma exibição ao vivo que fornece educação baseada em ciência e inclui comportamentos naturais, exercícios e narração ao vivo e conteúdo de vídeo que apresenta as orcas na natureza.

Esta excessão, no entanto, é extremamente criticada por ativistas.

A presidente do Whale Sanctuary Project acredita que o projeto de lei é um bom progresso, mas expressou sua preocupação em relação à exploração com fins educativos.

Para ela, a definição dos fins educacionais é passível de interpretação e pode ser usada como desculpa para a exploração por entretenimento.

Em setembro de 2016, o governador da Califórnia, Jerry Brown, sancionou a Lei de Proteção e Segurança às Orcas que também proíbe a criação e exploração de orcas para o entretenimento.

Como resultado, as únicas orcas permitidas em cativeiro na Califórnia são as 11 que foram adquiridas pelo Sea World San Diego antes da implementação da lei.

Como no projeto de lei da Flórida, a da Califórnia permite a exploração para apresentações educacionais.

O SeaWorld já concordou em acabar com a criação de orcas em todos seus parques no país.

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>